Relatório AM #8 - PMC

No Relatório AM de hoje, vamos discutir a trajetória recente da Pesquisa Mensal de Comércio. O índice possui duas sub-categorias: restrito, que engloba atividades mais comuns ao dia-a-dia (como hipermercados e vestuário), e ampliado, que também conta o comércio de materiais de construção e de veículos e peças. Abaixo, podemos ver a variação marginal de ambos os índices nos últimos meses:

Varejo restrito
Varejo ampliado

 

Como podemos ver, os seus valores são parecidos, e ambos os índices têm queda dura com o lockdown do ano passado, porém
o varejo ampliado teve variações mais severas nos últimos meses. Esse efeito pode ser resultado das restrições severas na oferta de partes para a produção de automóveis, acarretando em atrasos e maior nível de incerteza no comércio. Analisando as variações em cada setor, podemos ver que os movimentos foram altamente heterogêneos entre os setores. Com pessoas passando mais tempo em casa, vemos aumento do consumo de móveis e eletrodomésticos, mercados e materiais de construção. Por outro lado, materiais para escritório, automóveis e combustível tiveram forte redução, indicando que o home office teve grandes impactos sobre as características do consumo da população.

 

Para finalizar, vamos comentar brevemente o efeito do carry-over estatístico sobre as variáveis. Se analisarmos suas variações interanuais, podemos inferir equivocadamente que há grande aumento sobre os seus valores, porém, é preciso entender quanto da variação é resultado da grande depressão nos valores causada pela pandemia. No gráfico abaixo, temos a comparação entre a média dos últimos 12 meses e dos 12 meses anteriores em verde, da média dos últimos doze meses com o mês imediatamente anterior em azul, e desse mês com os 12 anteriores em vermelho. O valor alto para o crescimento recente, que se assemelha ao crescimento interanual, não é indicativo de crescimento real em nível, pois, como podemos ver pelo nível baixo do carry-over, a comparação é feita com meses abaixo da média do ano anterior.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como criar um Agente de IA analista de dados

Agentes de IA podem automatizar a coleta, tratamento e análise de indicadores econômicos, entregando insights prontos para a tomada de decisão. Combinando modelos de linguagem (LLM) avançados com ferramentas de acesso a dados, é possível construir soluções que buscam informações em tempo real e as processam de forma autônoma. Neste post mostramos uma visão geral sobre como isso tudo funciona.

Como Criar um Agente Analista Financeiro com LangGraph e Dados da CVM

Este post apresenta a construção de um sistema multiagente para análise financeira automatizada com LangGraph. A partir dos dados das demonstrações contábeis da CVM, mostramos como agentes especializados podem interpretar perguntas, consultar bancos de dados e gerar análises financeiras, simulando o trabalho de um analista.

O que é e como funcionam Sistemas Multi-Agentes

Sistemas multi-agentes (MAS) representam uma nova forma de estruturar aplicações de inteligência artificial, especialmente úteis para lidar com problemas complexos e distribuídos. Em vez de depender de um único agente generalista, esses sistemas são compostos por múltiplos agentes especializados que colaboram, competem ou se coordenam para executar tarefas específicas. Neste post, explicamos o que são os MAS, seus principais componentes (como LLMs, ferramentas e processos) e as arquiteturas mais comuns.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.