Indicadores

Revisões importantes no Focus às vésperas de novo COPOM

By 28 de outubro de 2019 No Comments

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central volta a se reunir essa semana para decidir sobre a nova taxa básica de juros. O consenso de mercado aponta para corte de 50 pontos-base, o que levará a SELIC para 5% a.a. O boletim Focus divulgado agora há pouco, diga-se, espera que a taxa básica chegue a 4,5% no final do ano, o que implica em mais um corte de mesma magnitude na próxima reunião do Comitê. Segundo os respondentes do Focus, essa taxa se mantém até o final de 2020. Há uma semana, a mediana das instituições esperava que a taxa ficasse em 4,75% a.a. ao fim de 2020.

Um dado interessante trazido pelo Focus é que o grupo TOP5 Médio Prazo espera que a Selic feche em 4% ao fim de 2020. Cenário que condiz com a expectativa de inflação abaixo da meta para o próximo ano - em torno de 3,55%. Outro ponto interessante do Focus é a revisão positiva, pela segunda semana seguida, na expectativa de crescimento para esse ano. Os dados de alta frequência recém divulgados, como alertei nesse espaço, dão conta de um 3º tri melhor do que o esperado, o que tem embasado revisões positivas nessa expectativa.

Para a semana, além do COPOM, haverá divulgação da taxa de desemprego medida pela PNAD Contínua na quinta e da produção industrial na sexta-feira. Expectativa é de redução no desemprego e aumento na margem da PIM-PF.

_______________

Comments

Cadastre-se na newsletter
e receba nossas novidades em primeira mão!