Semana é próspera em indicadores

A primeira semana de dezembro será próspera na divulgação de indicadores na macroeconomia. Amanhã, sai o resultado das Contas Nacionais no 3º trimestre. A expectativa é que o PIB tenha tido um crescimento de 0,5% na margem. Na quarta-feira, tem a divulgação da produção industrial referente a outubro. Na quinta-feira, é a vez dos resultados da produção de veículos em novembro. Para terminar a semana, será divulgado o IPCA de novembro na sexta-feira.

No boletim Focus divulgado hoje de manhã pelo Banco Central, tivemos poucas novidades. Houve apenas uma pequena correção na inflação esperada para 2019, dado o choque que tem ocorrido no grupo de alimentos. A despeito disso, o mercado segue esperando mais uma redução da taxa Selic de 50 pontos-base na próxima reunião do COPOM que acontece semana que vem.

Ao longo da semana, analisarei os indicadores que serão divulgados a partir dos scripts automáticos que ensino/divulgo no Curso de Análise de Conjuntura usando o R. O Comentário de Conjuntura dessa semana, por seu turno, será todo focado no PIB do 3º trimestre.

Amanhã, por suposto, abriremos as inscrições para as Turmas 2020 dos nossos Cursos Aplicados de R.

________________________

(*) Uma apresentação do boletim Focus em RMarkdown está disponível aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Qual o hiato do produto no Brasil?

Entender o hiato do produto é fundamental para avaliar o ritmo da economia e as pressões inflacionárias no Brasil. Neste artigo, mostramos como estimar essa variável não observável a partir dos dados do PIB, explorando diferentes metodologias — de regressões simples a modelos estruturais — e discutindo as limitações e incertezas que cercam cada abordagem.

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.