20 anos de Plano Real

ipcaAntes de me recolher para o merecido descanso de Carnaval, não poderia deixar de escrever algumas poucas palavras sobre o tema. Ontem completaram 20 anos da implementação da Unidade Real de Valor (URV), o embrião do que meses depois seria a moeda Real. Para mim, que tenho a política monetária como linha de pesquisa, é uma data não apenas para comemorar, mas principalmente para refletir sobre o que acontece nesse campo, no Brasil. De fato, aquela pequena "revolução" que foi o Plano Real, em termos de boa aplicação da moderna teoria econômica, deveria ser objeto de bastante reflexão. Notadamente pelos atuais ocupantes do governo federal. O gráfico acima, que mostra a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não deve jamais sair de nossa memória. Infelizmente, nos tempos atuais, a inflação, essa patologia sem cura, ainda mostra resistência na economia brasileira. O descompasso entre crescimento da oferta e da demanda ainda é um problema grave no país, o que gera um processo inflacionário consistente. Para que, portanto, consigamos manter a inflação controlada e, assim, consolidar as ações definidas 20 anos atrás, nada mais inexorável do que aprovar reformas estruturais (política, judiciária, trabalhista, tributária...), objetivando retirar os gargalos que assolam o crescimento da oferta de bens e serviços no país.  Para quem quiser refletir um pouco sobre isso, deixo abaixo o discurso de Fernando Henrique Cardoso no Congresso, em comemoração aos 20 anos do Plano Real, bem como outras referências de outros blogs sobre o assunto. Bom feriado a todos!

 

 

Um depoimento pessoal de Roberto Ellery aqui e uma vídeo-aula bem bacana de Claudio Shikida aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar o Google AI Studio e o Gemini?

Na corrida da IA, novas ferramentas e modelos são lançados quase que diariamente. Neste artigo mostramos como o Google tem competido neste mercado através do AI Studio e do Gemini e damos um exemplo de integração em Python.

Analisando a ancoragem das expectativas de inflação no Python

Se expectativas de inflação ancoradas com a meta são importantes para a economia, analisar o grau de ancoragem é imperativo para economistas e analistas de mercado. Neste exercício mostramos uma forma de aplicar esta análise com uma metodologia desenvolvida pelo FMI. Desde a coleta dos dados, passando pelo modelo e pela visualização de dados, mostramos como analisar a política monetária usando o Python.

Como analisar a DRE de empresas de capital aberto usando o Python

Quando analisamos a demonstração de resultados de uma empresa listada na bolsa de valores, frequentemente recorremos a ferramentas convencionais, que embora sejam úteis, muitas vezes carecem de automação. É aqui que entra o Python. Neste post, exploramos o poder do Python para automatizar o processo de coleta, tratamento e análise dos dados da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da Eletrobras, utilizando dados fornecidos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.