20 anos de Plano Real

ipcaAntes de me recolher para o merecido descanso de Carnaval, não poderia deixar de escrever algumas poucas palavras sobre o tema. Ontem completaram 20 anos da implementação da Unidade Real de Valor (URV), o embrião do que meses depois seria a moeda Real. Para mim, que tenho a política monetária como linha de pesquisa, é uma data não apenas para comemorar, mas principalmente para refletir sobre o que acontece nesse campo, no Brasil. De fato, aquela pequena "revolução" que foi o Plano Real, em termos de boa aplicação da moderna teoria econômica, deveria ser objeto de bastante reflexão. Notadamente pelos atuais ocupantes do governo federal. O gráfico acima, que mostra a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não deve jamais sair de nossa memória. Infelizmente, nos tempos atuais, a inflação, essa patologia sem cura, ainda mostra resistência na economia brasileira. O descompasso entre crescimento da oferta e da demanda ainda é um problema grave no país, o que gera um processo inflacionário consistente. Para que, portanto, consigamos manter a inflação controlada e, assim, consolidar as ações definidas 20 anos atrás, nada mais inexorável do que aprovar reformas estruturais (política, judiciária, trabalhista, tributária...), objetivando retirar os gargalos que assolam o crescimento da oferta de bens e serviços no país.  Para quem quiser refletir um pouco sobre isso, deixo abaixo o discurso de Fernando Henrique Cardoso no Congresso, em comemoração aos 20 anos do Plano Real, bem como outras referências de outros blogs sobre o assunto. Bom feriado a todos!

 

 

Um depoimento pessoal de Roberto Ellery aqui e uma vídeo-aula bem bacana de Claudio Shikida aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que é e como funcionam Sistemas Multi-Agentes

Sistemas multi-agentes (MAS) representam uma nova forma de estruturar aplicações de inteligência artificial, especialmente úteis para lidar com problemas complexos e distribuídos. Em vez de depender de um único agente generalista, esses sistemas são compostos por múltiplos agentes especializados que colaboram, competem ou se coordenam para executar tarefas específicas. Neste post, explicamos o que são os MAS, seus principais componentes (como LLMs, ferramentas e processos) e as arquiteturas mais comuns.

O que é um Vector Database e como criar um com LangChain

Nesta postagem, mostramos como construir um pipeline simples de RAG (Retrieval-Augmented Generation) usando o LangChain, o modelo Gemini 2.0 Flash e o Vector Database Chroma. Utilizamos como exemplo o Relatório de Inflação de junho de 2025 do Banco Central do Brasil. O fluxo envolve o download e leitura do PDF, divisão do texto com RecursiveCharacterTextSplitter, geração de embeddings com Gemini, armazenamento vetorial com Chroma e busca semântica para responder perguntas com base no conteúdo do relatório. É uma aplicação prática e didática para economistas que desejam integrar IA ao seu fluxo de análise.

Automatizando a Construção de Códigos em Python com LangGraph

Neste post, mostramos como construir um agente de código em Python utilizando LangGraph, LangChain e Gemini. A proposta é construir um protótipo para automatizar o ciclo completo de geração, execução e correção de código com o uso de LLMs, organizando o processo em um grafo de estados.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.