Análise da inflação de outubro com o R

O IBGE divulgou hoje pela manhã a inflação de outubro medida pelo IPCA. O resultado mensal foi de 0,10%, o que levou a inflação acumulada em 12 meses para 2,54%, 1,71 pontos percentuais abaixo da meta de 4,25%. O resultado de outubro é o menor para o mês desde 1998 e ocorre após uma deflação atípica em setembro, mostrando que a inflação brasileira, enfim, está respondendo ao hiato do produto ainda bastante negativo. De forma a fazer uma análise do resultado, vamos verificar os subgrupos do IPCA. Abaixo, carregamos alguns pacotes.


library(readxl)
library(tidyverse)

Em seguida nós importamos o arquivo subgrupos.csv que contém a variação e o peso dos subgrupos do IPCA em outubro. Com efeito, criamos uma terceira variável que é a contribuição de cada um dos subgrupos.


subgrupos = read_excel('subgrupos.xlsx') %>%
mutate(contribuicao = variacao*peso/100)

Por fim, nós criamos um gráfico, destacando as contribuições posiivas e negativas para a inflação de outubro.


ggplot(subgrupos, aes(x=subgrupo, y=contribuicao))+
geom_bar(stat='identity',
position = 'identity',
fill=ifelse(subgrupos$contribuicao < 0, 'red', 'darkblue'),
colour=ifelse(subgrupos$contribuicao < 0, 'red', 'darkblue'),
width = 0.5)+
theme(axis.text.x=element_text(angle=90, hjust=1),
plot.title = element_text(size=11))+
labs(x='', y='', title='Contribuição dos Subgrupos para a inflação de outubro (p.p.)',
caption='Fonte: analisemacro.com.br')+
coord_flip()

Como se vê, o subgrupo combustíveis e energia contribuiu de forma negativa com 0,12 pontos percentuais, enquanto transportes foram responsáveis por 0,08 pontos percentuais de contirbuição para a inflação de outubro.

_______________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como fazer previsões para a inflação desagregada medida pelo IPCA?

Neste artigo investigamos se a previsão desagregada da inflação é capaz de gerar previsões mais acuradas do que a previsão agregada. Utilizamos o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como medida de interesse, aplicando um modelo simples e um modelo de passeio aleatório para comparação. Todo o processo pode ser feito de maneira automatizada utilizando a linguagem de programação R.

Qual o melhor modelo para prever a inflação medida pelo IPCA?

Neste exercício, testamos 18 modelos diferentes com um conjunto fixo de regressores para previsão da taxa de inflação, medida pelo IPCA. Implementamos o método da validação cruzada, visando obter resultados robustos para comparação de métricas de performance. Apresentamos os resultados gerais e desagregados por horizontes de previsão, além de automatizar todo o processo utilizando a linguagem Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.