Como deflacionar uma série?

Uma dúvida muito comum entre os alunos - que tratamos em nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - é como deflacionar uma série. Sabemos todos que R$ 100 em dezembro de 1997 não é a mesma coisa que R$ 100 em dezembro de 2016, não é mesmo? Logo, para comparar valores no tempo é preciso que levemos em consideração a taxa de crescimento do nível geral de preços, ou simplesmente a inflação. Para comparar valores nominais em dois períodos distintos, é preciso que tenhamos a mesma base de preços. Para ilustrar, vamos dar um exemplo utilizando a despesa com benefícios previdenciários do governo central. Para deflacionar vamos utilizar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Para esse exercício, utilizei uma amostra que vai de janeiro de 1997 a dezembro de 2016. A série nominal de despesa com benefícios previdenciários é posta abaixo.

Com a série nominal em mãos, precisamos do número índice do IPCA para começar a brincadeira. Uma vez tendo ele (consulte o código do exercício para saber como importar para o R), podemos aplicar a fórmula básica abaixo:

(1)   \begin{equation*} V_{r} = V_{t}*\frac{I_{k}}{I_{t}} \end{equation*}

onde o valor real V_{r} será obtido multiplicando o valor nominal em t pela razão entre o índice de preço no período k e no período t. Assim, se queremos deflacionar as despesas com benefícios previdenciários, podemos definir o período k como dezembro de 2016. Toda a inflação entre o período k e o período t será agora considerada e, portanto, podemos comparar os valores no tempo. No R, o código abaixo faz isso.

## Deflacionar série
data$prevreal = data[,3]*(tail(data[,2],1)/data[,2])

E abaixo um gráfico com a série nominal e a série real...

No nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R tratamos essa e outras questões de coleta e tratamento de dados macroeconômicos. Clique no link e conheça o curso!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que são SLMs?

Assim como os LLMs, os Small Language Models (SLMs) são Modelos de Linguagem baseados em IA em versões mais compactas, projetados para funcionar com menos recursos computacionais, menor latência e maior privacidade. Neste exercício mostramos como usar estes modelos usando API's ou localmente através do Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.