Desvalorização do câmbio tem efeito sobre os preços?

figura1Uma questão interessante (e difícil) de se avaliar na conjuntura macroeconômica é o efeito de uma variação brusca no câmbio sobre os preços. O tal "pass-through", como é conhecido na literatura. Uma das formas mais simples de se avaliar o pass-through é estimar uma Curva de Phillips, que tenha um componente cambial: o coeficiente dá o repasse de uma variação cambial para os preços. Uma forma mais elaborada (e mais realista)  de verificar esse repasse é construir uma "cadeia" de repasse, colocando câmbio, preços no atacado e preços no varejo, nessa ordem, por exemplo, para avaliar o quanto uma variação do câmbio afeta diferentes grupos de preços. Isto porque, parece intuitivo que oscilações na taxa de câmbio afetam primeiro bens que tenham seus preços influenciados diretamente pelo cenário externo, como commodities, por exemplo. Somente depois, é que o aumento da taxa de câmbio influencia bens em fases finais de processamento. O caso do trigo e do pão francês é o mais citado. O trigo sofre influência direta do que acontece no exterior, por ser cotado em bolsa, e também por ser importado, ao menos uma boa parte; logo uma variação no câmbio lhe afeta diretamente . O pão francês, por sua ordem, tem o trigo como um dos seus ingredientes, logo se o trigo aumenta pela oscilação do câmbio, o pão francês aumentará também, ainda que em proporção menor.  Para verificar essa "cadeia de causalidade", eu fiz um exercício bem simples recentemente, utilizando Vetores Auto-Regressivos (VAR). Para quem se interessar é só clicar aqui.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar o Google AI Studio e o Gemini?

Na corrida da IA, novas ferramentas e modelos são lançados quase que diariamente. Neste artigo mostramos como o Google tem competido neste mercado através do AI Studio e do Gemini e damos um exemplo de integração em Python.

Analisando a ancoragem das expectativas de inflação no Python

Se expectativas de inflação ancoradas com a meta são importantes para a economia, analisar o grau de ancoragem é imperativo para economistas e analistas de mercado. Neste exercício mostramos uma forma de aplicar esta análise com uma metodologia desenvolvida pelo FMI. Desde a coleta dos dados, passando pelo modelo e pela visualização de dados, mostramos como analisar a política monetária usando o Python.

Como analisar a DRE de empresas de capital aberto usando o Python

Quando analisamos a demonstração de resultados de uma empresa listada na bolsa de valores, frequentemente recorremos a ferramentas convencionais, que embora sejam úteis, muitas vezes carecem de automação. É aqui que entra o Python. Neste post, exploramos o poder do Python para automatizar o processo de coleta, tratamento e análise dos dados da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da Eletrobras, utilizando dados fornecidos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.