Desvalorização do câmbio tem efeito sobre os preços?

figura1Uma questão interessante (e difícil) de se avaliar na conjuntura macroeconômica é o efeito de uma variação brusca no câmbio sobre os preços. O tal "pass-through", como é conhecido na literatura. Uma das formas mais simples de se avaliar o pass-through é estimar uma Curva de Phillips, que tenha um componente cambial: o coeficiente dá o repasse de uma variação cambial para os preços. Uma forma mais elaborada (e mais realista)  de verificar esse repasse é construir uma "cadeia" de repasse, colocando câmbio, preços no atacado e preços no varejo, nessa ordem, por exemplo, para avaliar o quanto uma variação do câmbio afeta diferentes grupos de preços. Isto porque, parece intuitivo que oscilações na taxa de câmbio afetam primeiro bens que tenham seus preços influenciados diretamente pelo cenário externo, como commodities, por exemplo. Somente depois, é que o aumento da taxa de câmbio influencia bens em fases finais de processamento. O caso do trigo e do pão francês é o mais citado. O trigo sofre influência direta do que acontece no exterior, por ser cotado em bolsa, e também por ser importado, ao menos uma boa parte; logo uma variação no câmbio lhe afeta diretamente . O pão francês, por sua ordem, tem o trigo como um dos seus ingredientes, logo se o trigo aumenta pela oscilação do câmbio, o pão francês aumentará também, ainda que em proporção menor.  Para verificar essa "cadeia de causalidade", eu fiz um exercício bem simples recentemente, utilizando Vetores Auto-Regressivos (VAR). Para quem se interessar é só clicar aqui.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como analisar a relação de risco-retorno de ações?

O que é retorno? O que é o risco? Como exatamente os definimos e como podemos avaliar os ativos com base nessas medidas? Neste artigo, apresentamos uma introdução concisa à análise e gestão de ativos financeiros, destacando a eficácia do Python na coleta, tratamento e análise de dados financeiros. Exploraremos como utilizar a linguagem para avaliar o risco-retorno de ações.

Retropolando a série do desemprego no Brasil

Nosso objetivo neste exercício será estender a taxa de desemprego fornecida pela Pesquisa de Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) através daquela fornecida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Serão construídas duas séries: uma normal, outra dessazonalizada. Faremos todo o exercício utilizando o Python.

Variáveis Instrumentais no R: qual o impacto do gasto de segurança no crime?

Diversos métodos econométricos têm como principal finalidade melhorar o processo de investigar o efeito de uma variável sobre a outra, e um importante método encontra-se no uso de Variáveis Instrumentais na análise de regressão linear. Mas como podemos utilizar essa ferramenta para auxiliar no estudo da avaliação de impacto?

Neste post, oferecemos uma breve introdução a esse importante método da área de inferência causal, acompanhado de um estudo de caso para uma compreensão mais aprofundada de sua aplicação. Os resultados foram obtidos por meio da implementação em R, como parte integrante do nosso curso sobre Avaliação de Políticas Públicas utilizando esta linguagem de programação.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.