Hiato entre comércio e indústria se reduz

hiatoO IBGE divulgou hoje a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que avalia tanto volume de vendas quanto receita nominal do varejo brasileiro. O instituto divulga tanto as vendas do "varejo restrito", quanto as vendas de veículos e da construção civil. Na passagem de novembro para dezembro, houve recuo no volume de vendas em -0,2%. No acumulado em dozes meses, a variação é de 4,3%. Mais interessante do que isso, entretanto, é verificar o hiato entre comércio e indústria, como pode ser visto no gráfico ao lado. Ele se reduziu, após o pico registrado no final de 2012, fruto dos incentivos dados pelo governo ao setor. A indústria, como comentei em post anterior, se recuperou levemente no segundo semestre de 2013, o que, somado a desaceleração do varejo - fruto da queda na taxa de crescimento dos salários e alto endividamento das famílias - causou redução do hiato. Essa diferença entre o que o varejo vende o que a indústria produz é uma boa métrica para entender a perda de competitividade do país frente a produtos importados, além de ser um indicativo de pressões inflacionárias. Isto porque, sendo o comércio varejista a demanda e a indústria a oferta de bens, se aquela cresce a taxas mais robustas que estas, ou bem há incremento de produtos importados na economia ou bem haverá mais inflação. Desse modo, a redução do hiato é mais um indicativo de que a pressão inflacionária tem mostrado recuo nos últimos meses, apesar de ainda permanecer em patamar elevado (5,59% em 12 meses), dada a "desancoragem das expectativas" e a baixa taxa de desemprego. Para maior entendimento sobre a inflação no período recente, clique aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como medir a comunicação do Banco Central?

Descubra como o índice ALT transforma a linguagem do Banco Central em dados analisáveis, permitindo investigar como o tom das atas do COPOM varia conforme o cenário macroeconômico e as decisões de política monetária.

Análise de Séries Temporais com a Linguagem R: dados ISP-RJ

Neste tutorial, vamos conduzir uma análise diagnóstica completa. Começaremos visualizando a série e sua tendência, depois a decomporemos em seus componentes fundamentais. Em seguida, investigaremos a distribuição estatística dos dados e, por fim, aplicaremos técnicas mais avançadas, como a análise de autocorrelação e testes de estacionariedade, que são pré-requisitos cruciais para a construção de modelos de previsão robustos como o ARIMA.

Análise de dados com a Linguagem R: Segurança no Rio de Janeiro

Neste post, criamos um tutorial prático que guia você através do ciclo completo de análise de dados, desde a coleta e tratamento até a visualização e comunicação de resultados. Utilizando a linguagem R, o ecossistema tidyverse e a ferramenta de publicação Quarto, analisamos a base de dados de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.