Hiato entre comércio e indústria se reduz

hiatoO IBGE divulgou hoje a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que avalia tanto volume de vendas quanto receita nominal do varejo brasileiro. O instituto divulga tanto as vendas do "varejo restrito", quanto as vendas de veículos e da construção civil. Na passagem de novembro para dezembro, houve recuo no volume de vendas em -0,2%. No acumulado em dozes meses, a variação é de 4,3%. Mais interessante do que isso, entretanto, é verificar o hiato entre comércio e indústria, como pode ser visto no gráfico ao lado. Ele se reduziu, após o pico registrado no final de 2012, fruto dos incentivos dados pelo governo ao setor. A indústria, como comentei em post anterior, se recuperou levemente no segundo semestre de 2013, o que, somado a desaceleração do varejo - fruto da queda na taxa de crescimento dos salários e alto endividamento das famílias - causou redução do hiato. Essa diferença entre o que o varejo vende o que a indústria produz é uma boa métrica para entender a perda de competitividade do país frente a produtos importados, além de ser um indicativo de pressões inflacionárias. Isto porque, sendo o comércio varejista a demanda e a indústria a oferta de bens, se aquela cresce a taxas mais robustas que estas, ou bem há incremento de produtos importados na economia ou bem haverá mais inflação. Desse modo, a redução do hiato é mais um indicativo de que a pressão inflacionária tem mostrado recuo nos últimos meses, apesar de ainda permanecer em patamar elevado (5,59% em 12 meses), dada a "desancoragem das expectativas" e a baixa taxa de desemprego. Para maior entendimento sobre a inflação no período recente, clique aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando dados para monitoramento climático com Python

As condições climatológicas influenciam desde a safra de grãos até a decisão de um vendedor ambulante levar seu carrinho para a praia ou não. Por sua importância e impactos na economia do país, neste exercício mostramos como coletar e elaborar análises de dados sobre o clima usando o Python.

Coletando dados de secas e queimadas no Brasil com Python

Neste artigo exploramos fontes públicas de dados sobre secas e queimadas no Brasil. Mostramos como acessar, coletar e preparar os dados para elaboração de análises. Usamos a linguagem Python para desenvolver uma rotina automatizada.

Como analisar demonstrações contábeis usando IA

Neste post, vamos explorar como utilizar o modelo de linguagem Gemini do Google para analisar demonstrações contábeis anuais da Eletrobras e extrair informações relevantes para tomada de decisão. Através de um código Python, vamos importar os dados direto da CVM, conectar com o Gemini e gerar resumos sobre as contas das demonstrações e perspectivas futuras sobre as finanças da empresa.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.