Mecanismos não monetários de controle da inflação

ipca3gruposBom, para quem ainda tem alguma dúvida se o regime de metas de inflação existe ou não no Brasil vale ilustrar o argumento com o gráfico ao lado. É sabido, ao menos entre os economistas sérios, que no regime de metas a inflação se controla via utilização da política monetária. Isto é, o Banco Central utiliza o instrumento para ancorar as expectativas dos agentes, fazendo com que estas convirjam para a meta previamente estipulada. Já em outros regimes que não o Inflation Targeting, o controle da inflação é feito por qualquer outro tipo de instrumento, dado que o diagnóstico do processo inflacionário é outro que não o diagnóstico monetário. No Brasil atual, como a inflação é diagnosticada como sendo essencialmente um problema de custos, o seu controle passa pela repressão de preços administrados. É só por isso que, como mostra o gráfico ao lado, a inflação livre fechou agosto em 7,64%, enquanto a inflação de administrados estava em 1,27%, no acumulado em 12 meses. O IPCA cheio, que é composto por cerca de 75% de preços livres e 25% de administrados, ficou em 6,09%. Ficou alguma dúvida de que o "controle" da inflação não tem nada que ver com política monetária mais no Brasil?

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que é e como funcionam Sistemas Multi-Agentes

Sistemas multi-agentes (MAS) representam uma nova forma de estruturar aplicações de inteligência artificial, especialmente úteis para lidar com problemas complexos e distribuídos. Em vez de depender de um único agente generalista, esses sistemas são compostos por múltiplos agentes especializados que colaboram, competem ou se coordenam para executar tarefas específicas. Neste post, explicamos o que são os MAS, seus principais componentes (como LLMs, ferramentas e processos) e as arquiteturas mais comuns.

O que é um Vector Database e como criar um com LangChain

Nesta postagem, mostramos como construir um pipeline simples de RAG (Retrieval-Augmented Generation) usando o LangChain, o modelo Gemini 2.0 Flash e o Vector Database Chroma. Utilizamos como exemplo o Relatório de Inflação de junho de 2025 do Banco Central do Brasil. O fluxo envolve o download e leitura do PDF, divisão do texto com RecursiveCharacterTextSplitter, geração de embeddings com Gemini, armazenamento vetorial com Chroma e busca semântica para responder perguntas com base no conteúdo do relatório. É uma aplicação prática e didática para economistas que desejam integrar IA ao seu fluxo de análise.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!