Mecanismos não monetários de controle da inflação

ipca3gruposBom, para quem ainda tem alguma dúvida se o regime de metas de inflação existe ou não no Brasil vale ilustrar o argumento com o gráfico ao lado. É sabido, ao menos entre os economistas sérios, que no regime de metas a inflação se controla via utilização da política monetária. Isto é, o Banco Central utiliza o instrumento para ancorar as expectativas dos agentes, fazendo com que estas convirjam para a meta previamente estipulada. Já em outros regimes que não o Inflation Targeting, o controle da inflação é feito por qualquer outro tipo de instrumento, dado que o diagnóstico do processo inflacionário é outro que não o diagnóstico monetário. No Brasil atual, como a inflação é diagnosticada como sendo essencialmente um problema de custos, o seu controle passa pela repressão de preços administrados. É só por isso que, como mostra o gráfico ao lado, a inflação livre fechou agosto em 7,64%, enquanto a inflação de administrados estava em 1,27%, no acumulado em 12 meses. O IPCA cheio, que é composto por cerca de 75% de preços livres e 25% de administrados, ficou em 6,09%. Ficou alguma dúvida de que o "controle" da inflação não tem nada que ver com política monetária mais no Brasil?

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.