Pergunte à Clotilde - o que é inflação.

Clotilde, minha empregada, me perguntou outro dia: Vítor, e essa carestia, pára quando? Como assim, Clotilde, indaguei. Essa carestia, seu Vítor, tá tudo muito caro. Vou ao supermercado, o dinheiro não dá mais pra nada. Desse jeito o Sr. vai ter de aumentar o meu soldo. Fica difícil! Sobrou pra mim, né Clotilde? Pois é, seu Vítor, sobrou pro Sr. mesmo. E ela ri, enquanto passa a pilha de roupas sobre o sofá. Clotilde sabe das coisas, não é mesmo leitor?

Clotilde vai ao supermercado e verifica que o dinheiro que reserva todos os meses para as compras dá sempre para menos coisas. A carestia, que Clotilde nota nessas andanças, a faz pleitear aumento de salário. Como o mercado de empregadas domésticas anda com ociosidade muito baixa, é muito provável que Clotilde consiga. Se muitas outras fazem o mesmo que ela, os respectivos empregadores farão o mesmo. A barganha não para por ai: porque, para pagar Clotilde, também pedirei aumento! E os empregadores das outras empregadas domésticas provavelmente agirão assim também. Os salários, enfim, aumentarão e a inflação, que causou tudo isso, se retroalimentará, sendo maior no futuro.

Clotilde sabe disso: isso só para, Sr. Vítor, quando o pessoal de Brasília parar de fazer besteira. Eles roubam muito, Sr. Vítor, daí precisam de dinheiro da gente para bancar a roubalheira. Mais gasto, maior o déficit público, maior é a pressão inflacionária. Mais moeda na economia, pela leniência do Banco Central e, sim, mais inflação. Clotilde, meu amor, você bem que poderia substituir o Mantega. Coitado do homem, Sr. Vítor, ele tá todo enrolado, não tá? Eu rio e me volto para o jornal: Clotilde, o homem tá enrolado demais da conta! Ele e a SUA presidenta. Que isso, Sr. Vítor, quem disse que eu votei nela? É ruim hein! 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.