Previsão da Inflação com um modelo SARIMAX

[et_pb_section admin_label="section"][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="1_2"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="left" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

Na edição 13 do Clube do Código, apresentamos um modelo SARIMA para a inflação medida pelo IPCA. Hoje, vamos extender esse modelo com a inclusão de algumas variáveis, o que dá origem a um modelo SARIMAX. Os dados estão no arquivo data.csv e são importados para o R abaixo.

data = ts(read.csv2('data.csv', header=T, dec=',', sep=';')[,-1], start=c(2001,11), freq=12)

 

Antes de visualizar os dados, precisamos criar o hiato do produto. Isso é feito abaixo, com a função hpfilter do pacote mFilter.

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type="1_2"][et_pb_image admin_label="Imagem" src="https://analisemacro.com.br/wp-content/uploads/2016/11/macroeconometria.png" show_in_lightbox="off" url="https://analisemacro.com.br/cursos-de-r/macroeconometria/" url_new_window="off" use_overlay="off" animation="left" sticky="off" align="left" force_fullwidth="off" always_center_on_mobile="on" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"] [/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label="Linha"][et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="left" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

pib.hp = hpfilter(na.omit(data[,3]), type='lambda', freq=14400)
data = cbind(data[,c(1,2)], pib.hp$cycle, diff(data[,4]))
colnames(data) = c('ipca', 'expectativa', 'hiato', 'dcambio')

Agora, assim, podemos ver os gráficos.

grafico01

Para criar o modelo SARIMAX, vamos utilizar a base do modelo SARIMA que estimamos naquela edição. Com essa base, nós podemos adicionar nossos regressores adicionais. Ademais, para fins de comparação, vamos estimar o mesmo SARIMA. Uma vez feito isso, colocamos os modelos abaixo.

grafico02

Agora, antes de gerarmos previsões, precisamos completar os missing values no hiato do produto. Isso é feito abaixo.

hiato.forecast = forecast(auto.arima(data[,3], max.p=4, max.q=4, seasonal = F), h=17, level=40)
data[c(nrow(data),nrow(data)-1),3] = hiato.forecast$mean[1:2]

Agora, podemos organizar os cenários.

### Cenário Base
cen.base = ts(read.csv2('cenarios.csv', header=T, sep=';', dec=',')[,2:3], start=c(2016,10), freq=12)
cen.base = cbind(cen.base[,1], hiato.forecast$mean[3:17], cen.base[,2])
colnames(cen.base) = c('expectativa', 'hiato', 'dcambio')

### Cenário Pessimista
cen.pessim = ts(read.csv2('cenarios.csv', header=T, sep=';', dec=',')[,4:5], start=c(2016,10), freq=12)
cen.pessim = cbind(cen.pessim[,1], hiato.forecast$upper[3:17], cen.pessim[,2])
colnames(cen.pessim) = c('expectativa', 'hiato', 'dcambio')

### Cenário Otimista
cen.otim = ts(read.csv2('cenarios.csv', header=T, sep=';', dec=',')[,6:7], start=c(2016,10), freq=12)
cen.otim = cbind(cen.otim[,1], hiato.forecast$lower[3:17], cen.otim[,2])
colnames(cen.otim) = c('expectativa', 'hiato', 'dcambio')

 

Uma vez feito isso, podemos utilizar o pacote forecast para gerar as previsões. As previsões utilizadas com o cenário base são postas abaixo.

grafico03

Com os resultados, construímos também um cenário alternativo para a inflação acumulada em 12 meses. A trajetória de desinflação esperada é posta abaixo.

grafico04

[/et_pb_text][et_pb_button admin_label="Botão" button_url="https://analisemacro.com.br/cursos-de-r/macroeconometria/" url_new_window="off" button_text="Curso de Macroeconometria usando o R" button_alignment="center" background_layout="light" custom_button="off" button_letter_spacing="0" button_use_icon="default" button_icon_placement="right" button_on_hover="on" button_letter_spacing_hover="0"] [/et_pb_button][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.