Enquanto o Brasil não sai da crise, você pode aprender R conosco...

Era para ter sido em agosto, leitor, mas a rotina de trabalhar de dia e dar aulas à noite anda consumindo muito meu tempo. Acabou ficando para setembro, portanto, as mudanças nesse espaço. Ao invés de ter apenas um blog, esse domínio será substituído por um site que mostre meus serviços de consultoria em macroeconomia, tratamento e análise de dados, além de cursos em  \(\mathbf{R}\) e palestras sobre conjuntura econômica. Os cursos de  \(\mathbf{R}\) , em particular, serão oferecidos para pequenos grupos, em empresas e universidades e serão feitos a duas mãos, por mim e pelo Ricardo Lima. Nós elaboraremos todo o material, composto por apostilas e scripts bem práticos e levaremos para você. Haverá ainda a possibilidade de consultoria on-line e individual para pessoas físicas e jurídicas que queiram se inserir no maravilhoso mundo do  \(\mathbf{R}\) . Gostou? Bom, enquanto tudo isso não fica disponível no site, você pode conferir nossos exercícios de macroeconometria no  \(\mathbf{R}\) por aqui. Divirta-se! 🙂


rstudio

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando dados do Google Trends no R e no Python

Como acompanhar e antecipar tendências de mercado? Independentemente da resposta final, os dados são o meio. Neste artigo, mostramos como obter dados do Google Trends em tempo quase real, utilizando as linguagens de programação R e Python.

Contribuição para a Volatilidade [Python]

A contribuição para a volatilidade fornece uma decomposição ponderada da contribuição de cada elemento do portfólio para o desvio padrão de todo o portfólio. Em termos formais, é definida pelo nome de contribuição marginal, que é basicamente a derivada parcial do desvio padrão do portfólio em relação aos pesos dos ativos. A interpretação da fórmula da contribuição marginal, entretanto, não é tão intuitiva, portanto, é necessário obter medidas que possibilitem analisar os componentes. Veremos portanto como calcular os componentes da contribuição e a porcentagem da contribuição. Vamos criar as respectivas medidas usando a linguagem de programação Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.