Nasce um novo grupo de estudos macroeconômicos - SAMA

Os leitores mais antigos desse blog talvez se lembrem que a parceria entre o Vítor Wilher e eu se iniciou efetivamente com a criação do, infelizmente agora extinto, Grupo de Estudos sobre Conjuntura Econômica (GECE), um grupo fortemente baseado no famoso grupo NEPOM, na época liderado pelo Prof. Cláudio Shikida.

Eu acredito que a ideia principal sempre foi dar um ar mais prático aos alunos de economia, principalmente através do uso de ferramentas quantitativas. Este objetivo de tornar o estudo econômico mais prático e menos teórico felizmente não morreu junto com GECE.  Ele sobreviveu, por exemplo, com a reestruturação deste blog e com o desenvolvimento dos cursos aqui oferecido.

Agora, após alguns meses de trabalho, fico feliz de finalmente poder dizer que "fiz minha parte" em relação a levar à frente o legado do NEPOM e do GECE.

No final do mês passado nasceu oficialmente, no Departamento de Economia da Universidade de Estocolmo, o  Student Association of Macroeconomic Analysis, ou SAMA; um grupo de estudos macroeconômicos que, obviamente, tem como ferramenta principal o R. No momento, o grupo consiste de alunos de todos os níveis, desde da graduação até o doutorado, dos cursos de administração, economia e estatística.

O nosso objetivo no SAMA é de ter, no mínimo, um post por semana abordando algum tópico econômico. Até o presente momento os posts abordaram tópicos como, por exemplo, o poder preditivo de variáveis financeiras em relação a inflação futura, métodos alternativos de avaliação de previsão (utilizando Log Scores) e o efeito do câmbio no nível de preços (utilizando modelos SVAR combinando restrições de curto e longo prazo).

Espero que este novo blog sirva de inspiração para alunos de economia, assim como o NEPOM serviu de inspiração para nós.

Boa leitura!

sama

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Estamos em pleno emprego no mercado de trabalho?

Este artigo investiga se o mercado de trabalho brasileiro atingiu o nível de pleno emprego, utilizando uma estimativa da NAIRU (Non-Accelerating Inflation Rate of Unemployment) baseada na metodologia de Ball e Mankiw (1997). Através de uma modelagem em Python que unifica dados históricos da PME e PNAD Contínua com as expectativas do Boletim Focus, comparamos a taxa de desocupação corrente com a taxa neutra estrutural. A análise visual e quantitativa sugere o fechamento do hiato de desemprego, sinalizando potenciais pressões inflacionárias. O texto detalha o tratamento de dados, a aplicação do Filtro Hodrick-Prescott e discute as vantagens e limitações da metodologia econométrica adotada.

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.