Nasce um novo grupo de estudos macroeconômicos - SAMA

Os leitores mais antigos desse blog talvez se lembrem que a parceria entre o Vítor Wilher e eu se iniciou efetivamente com a criação do, infelizmente agora extinto, Grupo de Estudos sobre Conjuntura Econômica (GECE), um grupo fortemente baseado no famoso grupo NEPOM, na época liderado pelo Prof. Cláudio Shikida.

Eu acredito que a ideia principal sempre foi dar um ar mais prático aos alunos de economia, principalmente através do uso de ferramentas quantitativas. Este objetivo de tornar o estudo econômico mais prático e menos teórico felizmente não morreu junto com GECE.  Ele sobreviveu, por exemplo, com a reestruturação deste blog e com o desenvolvimento dos cursos aqui oferecido.

Agora, após alguns meses de trabalho, fico feliz de finalmente poder dizer que "fiz minha parte" em relação a levar à frente o legado do NEPOM e do GECE.

No final do mês passado nasceu oficialmente, no Departamento de Economia da Universidade de Estocolmo, o  Student Association of Macroeconomic Analysis, ou SAMA; um grupo de estudos macroeconômicos que, obviamente, tem como ferramenta principal o R. No momento, o grupo consiste de alunos de todos os níveis, desde da graduação até o doutorado, dos cursos de administração, economia e estatística.

O nosso objetivo no SAMA é de ter, no mínimo, um post por semana abordando algum tópico econômico. Até o presente momento os posts abordaram tópicos como, por exemplo, o poder preditivo de variáveis financeiras em relação a inflação futura, métodos alternativos de avaliação de previsão (utilizando Log Scores) e o efeito do câmbio no nível de preços (utilizando modelos SVAR combinando restrições de curto e longo prazo).

Espero que este novo blog sirva de inspiração para alunos de economia, assim como o NEPOM serviu de inspiração para nós.

Boa leitura!

sama

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando operações SQL com IA Generativa no R com querychat

No universo da análise de dados, a velocidade para obter respostas é um diferencial competitivo. Frequentemente, uma simples pergunta de negócio — “Qual foi nosso produto mais vendido no último trimestre na região Nordeste?” — inicia um processo que envolve abrir o RStudio, escrever código dplyr ou SQL, executar e, finalmente, obter a resposta. E se pudéssemos simplesmente perguntar isso aos nossos dados em português, diretamente no nosso dashboard Shiny?

Dashboard Financeiro com IA e Shiny Python: Análise de Dados Abertos da CVM

Este artigo apresenta um tutorial completo sobre como construir uma ferramenta de análise financeira de ponta. Utilizando Shiny for Python, demonstramos a automação da coleta de dados das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) da CVM e o tratamento dessas informações com Pandas. O ponto alto do projeto é a integração da IA Generativa do Google Gemini, que atua como um assistente de análise, interpretando os dados filtrados pelo usuário e fornecendo insights contábeis e financeiros em tempo real. O resultado é um dashboard dinâmico que democratiza a análise de dados complexos e acelera a tomada de decisão.

Econometria, ML ou IA para previsão da PMS?

Prever a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) é um desafio por natureza: trata-se de uma série mensal, sujeita a volatilidade e choques que vão de fatores sazonais a mudanças estruturais no setor. Para enfrentar esse problema, realizamos um exercício de comparação entre três abordagens de modelagem: econometria tradicional (ARIMA), machine learning (XGBoost) e inteligência artificial (TimeGPT).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.