Construindo um modelo para a inflação de alimentos

A inflação de alimentos tem sido uma grande incógnita nos últimos anos, influenciando de forma decisiva o erro de previsão da inflação cheia. Isso nos motivou a replicar um modelo do Banco Central do Brasil, exposto em boxe do Relatório de Inflação de junho de 2016, intitulado Evolução recente da inflação de alimentos. Replicamos o exercício utilizando a linguagem R e Python.

O modelo proposto pelo BCB consiste na seguinte equação

(1)   \begin{align*}\pi_t^{AD} = \sum_{i=0}^1 \phi_i \; \Delta \epsilon_{t-i} + \sum_{i=0}^1 \beta_i \;\Delta IC_{t-i}^{agro}+ \delta \; oni_{t-1} + \gamma \; h_t + \sum_{i=1}^4 \alpha_i \; T_i + \varepsilon_t  \end{align*}

onde \pi_t^{AD} é inflação de alimentação no domicílio (% 4 trimestres), \Delta\epsilon_{t} é a variação da taxa de câmbio nominal, \Delta IC_{t-i}^{agro} é a variação do segmento de commodities agropecuárias do Índice de Commodities - Brasil (medido em dólares), oni_{t-1} é a primeira defasagem da dummy se o mundo está ou não sob efeito do El Niño, h_t é o hiato do produto e T_i são dummies sazonais.

O modelo foi construído em periodicidade trimestral no período de 2004  até 2023Q1 (o modelo construído pelo Boxe possui abrangência até 2016Q2).

Para replicar o modelo proposto, vamos precisar de cinco séries, a saber: a inflação de alimentação no domicílio, o Oceanic Niño Index (ONI), o Hiato do Produto (BCB), a taxa de câmbio nominal e o Índice de Commodities no seu corte agropecuário (em doláres). Uma vez obtidas essas séries, elas precisarão ser trimestralizadas e tratadas, de modo a obter as variáveis que serão utilizadas para estimar o modelo.

Os dados são coletados e tratados diretamente utilizando o R e Python. O modelo foi construído por ambas as linguagens via MQO. Abaixo, o resultado do modelo usando a biblioteca statsmodels do Python.

Para obter todo o código em R e Python para os exemplos abaixo, faça parte do Clube AM, o repositório de códigos da Análise Macro, contendo exercícios semanais.

Código
                            OLS Estimation Summary                            
==============================================================================
Dep. Variable:              alimentos   R-squared:                      0.5206
Estimator:                        OLS   Adj. R-squared:                 0.4733
No. Observations:                  78   F-statistic:                    84.693
Date:                Wed, Aug 23 2023   P-value (F-stat)                0.0000
Time:                        15:35:59   Distribution:                  chi2(7)
Cov. Estimator:            unadjusted                                         
                                                                              
                              Parameter Estimates                              
===============================================================================
             Parameter  Std. Err.     T-stat    P-value    Lower CI    Upper CI
-------------------------------------------------------------------------------
dolar_diff      31.484     11.916     2.6423     0.0082      8.1303      54.838
icagro_diff     40.972     13.251     3.0919     0.0020      15.000      66.945
hiato          -0.0760     0.4065    -0.1871     0.8516     -0.8727      0.7207
nino            1.6020     1.6947     0.9453     0.3445     -1.7196      4.9235
trimestre_1     5.1830     1.5414     3.3624     0.0008      2.1618      8.2041
trimestre_2     7.0290     1.4467     4.8586     0.0000      4.1935      9.8644
trimestre_3     6.4675     1.4905     4.3392     0.0000      3.5462      9.3888
===============================================================================

Conforme verificado, o modelo não produziu resultados satisfatórios no sentido de obter uma relação positiva das variáveis explicativas sobre a variável dependente, inflação de alimentos, diferente dos resultados encontrados na janela até 2016Q2, conforme o Boxe do Banco Central.

___________________________________
Quer aprender mais?

Seja um aluno da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada  e aprenda a criar projetos voltados para a Macroeconomia.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como Criar um Agente Analista para Dados da Inflação com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da inflação brasileira com o uso de agentes inteligentes. Utilizando o LangGraph, integramos dados do IPCA, núcleos de inflação e grupos do índice para criar um sistema capaz de gerar análises econômicas automatizadas com base em consultas em linguagem natural.

Como Criar um Agente para Análise da Atividade Econômica com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da atividade econômica brasileira com agentes inteligentes. Utilizando o framework LangGraph e dados do IBGE e Banco Central, construímos um sistema capaz de gerar respostas analíticas a partir de perguntas em linguagem natural, unindo automação de consultas SQL e interpretação econômica.

Introdução ao LangGraph

LangGraph é um framework em Python desenvolvido para gerenciar o fluxo de controle de aplicações que integram um modelo de linguagem (LLM). Com ele podemos construir Agentes de IA robustos e previsíveis.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.