O Banco Central sob os mandatos de Meirelles, Tombini e Goldfajn

A Edição 62 do Clube do Código atualiza um exercício feito nesse espaço pelo Ricardo Lima nos idos de 2015, quando comparava as administrações de Henrique Meirelles e Alexandre Tombini à frente do Banco Central. A ideia básica do exercício era verificar a reação do Banco Central a choques na inflação e no desemprego. Nessa atualização, nós adicionamos o período de Ilan Goldfajn à frente da autoridade monetária, mudamos o desemprego pelo hiato do produto e apresentamos os resultados.

Os dados utilizados no exercício foram a taxa básica de juros, a inflação mensal medida pelo IPCA e o Índice de Nível de Atividade do Banco Central, o IBC-Br. Com base nesses dados, nós construímos um BVAR com Minnesota prior. Dividimos a amostra em três subamostras que faziam referência aos períodos de gestão de Meirelles, Tombini e Goldfajn à frente da autoridade monetária. Nessas subamostras, calculamos as funções de impulso-resposta com base em choques no hiato do produto e na inflação. Para ilustrar, abaixo a resposta para um choque na inflação.

A resposta de Meirelles e Goldfajn a choques na inflação são similares, enquanto a resposta da gestão Tombini não parece ser significativa. Abaixo a resposta acumulada.

Os códigos do exercício estarão disponíveis no repositório do Clube na próxima sexta-feira. 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Aplicando o Time Series Transformer para prever inflação (IPCA)

Neste exercício, exploramos a previsão de séries temporais utilizando o Temporal Fusion Transformer (TFT). O TFT é uma arquitetura de Deep Learning baseada em mecanismos de atenção, desenhada especificamente para lidar com múltiplas variáveis e horizontes de previsão longos, mantendo a interpretabilidade — uma característica frequentemente ausente em modelos de "caixa-preta".

Análise do Payroll norte-americano com Python

O Payroll norte-americano é o termômetro da economia global. No post de hoje, mostro como analisar esse indicador usando Python e as bibliotecas Pandas e Plotnine. Saia do básico e aprenda a visualizar a geração de empregos nos EUA de forma profissional.

O papel da credibilidade do Banco Central na desinflação da economia

O objetivo deste trabalho é mensurar a credibilidade da política monetária brasileira através de diferentes métricas e verificar empiricamente se uma maior credibilidade contribui para a redução da inflação. Realizamos a modelagem econométrica usando o pacote {systemfit} disponível na linguagem. Ao fim, criamos um relatório reprodutível com a combinação Quarto + R.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.