O Banco Central sob os mandatos de Meirelles, Tombini e Goldfajn

A Edição 62 do Clube do Código atualiza um exercício feito nesse espaço pelo Ricardo Lima nos idos de 2015, quando comparava as administrações de Henrique Meirelles e Alexandre Tombini à frente do Banco Central. A ideia básica do exercício era verificar a reação do Banco Central a choques na inflação e no desemprego. Nessa atualização, nós adicionamos o período de Ilan Goldfajn à frente da autoridade monetária, mudamos o desemprego pelo hiato do produto e apresentamos os resultados.

Os dados utilizados no exercício foram a taxa básica de juros, a inflação mensal medida pelo IPCA e o Índice de Nível de Atividade do Banco Central, o IBC-Br. Com base nesses dados, nós construímos um BVAR com Minnesota prior. Dividimos a amostra em três subamostras que faziam referência aos períodos de gestão de Meirelles, Tombini e Goldfajn à frente da autoridade monetária. Nessas subamostras, calculamos as funções de impulso-resposta com base em choques no hiato do produto e na inflação. Para ilustrar, abaixo a resposta para um choque na inflação.

A resposta de Meirelles e Goldfajn a choques na inflação são similares, enquanto a resposta da gestão Tombini não parece ser significativa. Abaixo a resposta acumulada.

Os códigos do exercício estarão disponíveis no repositório do Clube na próxima sexta-feira. 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como criar um Agente de IA coletor de dados

A tecnologia de agentes de IA está democratizando o acesso e a manipulação de dados econômicos complexos, tornando-a acessível mesmo para aqueles sem experiência em programação. Neste post discutimos a criação de agentes de IA para coletar dados econômicos brasileiros usando linguagem natural, como "Qual é a expectativa do IPCA para 2025?".

Como Criar um Agente Analista para Dados da Inflação com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da inflação brasileira com o uso de agentes inteligentes. Utilizando o LangGraph, integramos dados do IPCA, núcleos de inflação e grupos do índice para criar um sistema capaz de gerar análises econômicas automatizadas com base em consultas em linguagem natural.

Como Criar um Agente para Análise da Atividade Econômica com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da atividade econômica brasileira com agentes inteligentes. Utilizando o framework LangGraph e dados do IBGE e Banco Central, construímos um sistema capaz de gerar respostas analíticas a partir de perguntas em linguagem natural, unindo automação de consultas SQL e interpretação econômica.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.