Prêmio do Swap pré-DI 360 no Python

No post de hoje, continuamos com a série de postagens envolvendo exercícios de Macroeconometria no Python, investigando dessa vez a relação entre o Swap pré-DI 360 dias e a Expectativas da Selic de acordo com o Focus. Estimamos ao fim, por meio de um 2SLS com instrumentos o Prêmio.

O objetivo do exercício será modelar a curva para o prêmio do Swap pré-DI de 360 dias frente, por meio da seguinte equação, com base no RTI de Junho/2017.

(1)    \begin{align*} premio_t = \gamma_0 + \sum_{i>0} \gamma_{1i} premio_{t-i} + \gamma_2 rispa_{t} + v_t \end{align*}

Onde $premio_t$ é o diferencial entre a taxa swap pré-DI de 360 dias e a expectativa para a taxa Selic para o período do contrato do swap; $rispa_t$ é uma variável representativa do prêmio de risco do país (Embi ou CDS 5 anos, por exemplo); e $v_t$ é um termo de erro.

Para obter todo o código do processo de criação do modelo, faça parte do Clube AM, o repositório de códigos da Análise Macro, contendo exercícios semanais de R e Python.

O gráfico abaixo mostra a estreita relação entre a taxa swap pré-DI 360 dias e a expectativa para a taxa Selic 12 meses à frente de acordo com a pesquisa Focus. Podemos então extrair o prêmio pela diferença entre as duas séries.

Com a coleta e tratamento dos dados por meio do Python, obtemos os seguintes resultados da regressão exposta acima.

_____________________________________

Quer aprender mais?

Seja um aluno da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada  e aprenda a criar projetos voltados para a Macroeconomia.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando dados para monitoramento climático com Python

As condições climatológicas influenciam desde a safra de grãos até a decisão de um vendedor ambulante levar seu carrinho para a praia ou não. Por sua importância e impactos na economia do país, neste exercício mostramos como coletar e elaborar análises de dados sobre o clima usando o Python.

Coletando dados de secas e queimadas no Brasil com Python

Neste artigo exploramos fontes públicas de dados sobre secas e queimadas no Brasil. Mostramos como acessar, coletar e preparar os dados para elaboração de análises. Usamos a linguagem Python para desenvolver uma rotina automatizada.

Como analisar demonstrações contábeis usando IA

Neste post, vamos explorar como utilizar o modelo de linguagem Gemini do Google para analisar demonstrações contábeis anuais da Eletrobras e extrair informações relevantes para tomada de decisão. Através de um código Python, vamos importar os dados direto da CVM, conectar com o Gemini e gerar resumos sobre as contas das demonstrações e perspectivas futuras sobre as finanças da empresa.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.