CAGED mostra aceleração na criação de vagas

O Ministério da Economia divulgou ontem os dados do CAGED, o cadastro geral de empregados e desempregados. O saldo de admitidos e demitidos chegou a 99,2 mil em novembro - 80,4 mil em termos dessazonalizados. A análise dos dados agregados do CAGED, que contam com script automático no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R, permite verificar uma aceleração na criação de vagas.

A média móvel anual do saldo entre admitidos e demitidos chegou a 44,3 mil em novembro. Em termos de comparação, ela era de 35,5 mil em novembro de 2018 e de -21,4 mil em novembro de 2017. Em palavras outras, há uma aceleração em curso no mercado de trabalho formal.

A abertura do dado por setores mostra que a recuperação do emprego está sendo liderada pelos setores de serviços e comércio. A indústria ainda sofre os efeitos de choques exógenos, enquanto a construção civil tem ensaiado uma recuperação nos últimos meses.

A análise completa está disponível no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

__________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que são Agentes de IA?

O que é um agente e como ele funciona? Como agentes tomam decisões usando racioncínio e planejamento? Neste artigo, nosso objetivo é investigar estas questões para construir um conhecimento fundamental sobre AI agents.

As diferentes formas de avaliar o erro de um modelo de previsão

Existem tantas siglas para métricas de desempenho de modelos preditivos que é fácil se perder na sopa de letrinhas. Neste artigo, fornecemos uma visão geral das principais métricas para avaliar e comparar modelos de regressão e classificação, usando exemplos com dados em Python.

Previsão do CPI usando text mining

Exploramos neste exercício, de forma similar a Ferreira (2022), a utilidade de tópicos latentes extraídos dos comunicados do FOMC, por um modelo LDA, na previsão da inflação norte-americana, medida pelo CPI. O objetivo é comparar um modelo econométrico simples, tal como um AR-GAP de Faust e Wright (2013), em especificações com e sem os fatores textuais.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!