CAGED mostra firme recuperação no mercado de trabalho

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado mensalmente pelo Ministério da Economia, mostra o fluxo de contratos formais. A boa notícia é que a pesquisa teve resultado positivo pelo sétimo mês consecutivo, já feito o ajuste sazonal. Nos últimos 12 meses, o CAGED com ajuste sazonal manteve média mensal de 40 mil contratações líquidas. O resultado, como mostra o gráfico abaixo, está espalhado pela maior parte dos setores da economia.

Como mostrei em exercício recente do Clube do Código, nos próximos meses deveremos ver uma contaminação dos bons resultados do CAGED sobre a PNAD Contínua, uma pesquisa mais ampla que envolve medidas de estoque no mercado de trabalho.

________________

(*) Script completo de análise do CAGED está disponível no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

DeepSeek: como usar a IA chinesa no Python

Na corrida da IA, novas ferramentas e modelos são lançados quase que diariamente. Neste artigo mostramos como a empresa chinesa DeepSeek tem competido neste mercado através do modelo R1 e damos um exemplo de utilização em Python.

Como incorporar mudanças climáticas na previsão da inflação?

Será que o El Niño impacta o preço do feijão com arroz no prato dos brasileiros? Para responder esta pergunta estimamos um modelo VAR(p) utilizando dados do Oceanic Niño Index (ONI), investigamos a decomposição histórica dos choques estruturais e incorporamos o indicador de impacto climático nas previsões da inflação.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.