Com baixo crescimento, por que o desemprego não sobe?

pnadcontinuaRecentemente eu abordei a questão do baixo desemprego no Brasil pela ótica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Na oportunidade procurei correlacionar os programas do governo na área de educação (FIES, Prouni e PRONATEC) com a redução do desemprego no período de 2009 a 2012. Os dados sugerem que o desemprego caiu na faixa etária de 15 a 24 anos muito mais por saída de pessoas do mercado de trabalho (ou não entrada) do que propriamente por criação de vagas para essa parcela da população. A curiosidade acabou me levando a testar a hipótese com a nova pesquisa do IBGE, a PNAD Contínua. Vamos a ela.

A tabela acima resume o fluxo de pessoas que entraram ( ou saíram) na (da) População em Idade Ativa (PIA), População Economicamente Ativa (PEA), População Ocupada (PO) e População Desocupada (PD) entre o primeiro trimestre de 2012 e o último de 2013. Como pode ser visto na linha Participação na Redução da PD (%), 59% da redução do desemprego está concentrada na faixa etária de 14 a 24 anos. Em outras palavras, dos 1,5 milhão de pessoas que deixaram o desemprego entre 2012 e 2013, quase 1 milhão está nessa faixa etária. E nessa faixa etária houve redução da ocupação (-186 mil) e saída de pessoas do mercado de trabalho (-1,1 milhão). O gráfico abaixo resume a participação por faixa etária na redução do desemprego no período.

reducaodesemprego

Significa dizer, leitor, que a queda de 1,8 pontos percentuais no desemprego entre 2012 e 2013 está concentrada na faixa etária de 14 a 24 anos. Essa faixa, como abordado no post anterior, é o público-alvo dos programas educacionais do governo federal. Parece ser, nesse aspecto, mais uma evidência a explicar a aparente dicotomia entre baixo desemprego e baixo crescimento. O desemprego não subiu no período porque uma parte importante da população não está procurando emprego. Se estivessem, dado o baixo nível de atividade, é muito provável que o desemprego estivesse em patamar acima do atual.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Automatizando a Construção de Códigos em Python com LangGraph

Neste post, mostramos como construir um agente de código em Python utilizando LangGraph, LangChain e Gemini. A proposta é construir um protótipo para automatizar o ciclo completo de geração, execução e correção de código com o uso de LLMs, organizando o processo em um grafo de estados.

Análise de Dados com REPL Tool e LLM usando LangGraph

Neste post, vamos mostrar como você pode criar um agente que interpreta e executa código Python em tempo real, utilizando o REPL-Tool e um LLM da família Gemini. Começamos com um exemplo genérico e, em seguida, aplicamos a mesma estrutura à análise econômica de uma série histórica do IPCA.

Frameworks para criar AI Agents

Neste post, vamos dar o primeiro passo rumo à construção de Agentes de IA mais sofisticados, capazes de tomar decisões, interagir com ferramentas externas e lidar com tarefas complexas. Para isso, precisamos entender o papel dos frameworks agenticos (ou agentic frameworks) e como eles podem facilitar esse processo. Aqui introduzimos dois frameworks populares de desenvolvimento de Agentes de IA.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.