Desemprego aumenta em fevereiro

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Acabou de ser divulgada a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) pelo IBGE referente ao mês de fevereiro. Nela, a População Desocupada na semana de referência - aquela que está em busca de emprego, mas não encontra - saiu de 6,1% em janeiro para 6,4% em fevereiro. A mesma tinha alcançado seu menor nível desde 2002 - quando a série iniciou - em dezembro último, com 5,3% de desocupação.

Essa alta para os meses de janeiro e fevereiro eram esperadas, dado que os contratos temporários realizados no final de 2010 extinguem-se agora. Entretanto, há especialistas em mercado de trabalho que dizem que essa alta não reflete apenas esse fenômeno, mas sim uma desaceleração pontual na contratação de novos funcionários. A acompanhar, portanto, o mercado de trabalho nos meses de março e, principalmente, abril, seja via PME, seja via CAGED do Ministério do Trabalho.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Análise Macro © 2011 / 2026

comercial@analisemacro.com.br – Rua Visconde de Pirajá, 414, Sala 718
Ipanema, Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22410-002

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp