A população desocupada (PD) chegou a 12,868 milhões de pessoas no trimestre móvel encerrado em julho, para uma população economicamente ativa (PEA) de 104,529 milhões de pessoas.Com efeito, a taxa de desemprego (PD/PEA) chegou a 12,3%. Houve, em relação a junho, um recuo de 98 mil na população desocupada, refletindo um avanço de 424 mil pessoas na população ocupada (PO) e de 326 mil na PEA. Abaixo, trazemos alguns gráficos que ilustram o comportamento do mercado de trabalho no último dado divulgado pelo IBGE. Uma análise completa da PNAD com o uso do R é, a propósito, ensinada no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

A população desocupada era de 12,311 milhões em dezembro, tendo avançado para 12,868 milhões no trimestre encerrado em julho, na série sem ajustes. Como a série tem sazonalidade, contudo, é preciso tratar essa característica. Assim, na série com ajuste sazonal, a desocupação saiu de 13,130 milhões em dezembro para 12,730 milhões no trimestre encerrado em julho. O gráfico abaixo, por suposto, compara as duas séries.

Abaixo, por suposto, colocamos a taxa de desemprego (PD/PEA) com a sua respectiva taxa ajustada sazonalmente.

Uma apresentação completa da PNAD Contínua está disponível aqui. No nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R, por suposto, os alunos aprendem o passo a passo para gerar apresentações como essa, coletando os dados de forma automática do SIDRA e tratando os mesmos com o R. Já na sequência de Cursos de Econometria, os alunos aprendem a construir modelos univariados e multivariados para séries como a do desemprego. As inscrições, por suposto, para as turmas de setembro, que começam no próximo dia 3/9, estão se encerrando: corra e garanta a sua vaga!

Comments