Índice de Desistência de Procura por Emprego (IDPE)

procuraOntem o IBGE divulgou a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) de abril, indicando mais uma queda na taxa de desemprego: de 5% em março para 4,9%. A despeito do número aparentemente favorável, esse foi um mês em que a saída de pessoas da população economicamente ativa (PEA) mais que compensou a entrada de pessoas na população ocupada (PO). Em palavras outras, a menor procura por emprego torna-se mais relevante do que a contratação das empresas para explicar a queda da taxa de desemprego. Com efeito, a tabela ao lado mostra um Índice de Desistência de Procura por Emprego (IDPE), mostrado graficamente aqui. Toda vez que o desemprego cair porque o módulo da diferença da PEA entre um mês e o mês anterior foi superior ao respectivo módulo da PO, o índice atribui "1". Desde abril de 2002 isso aconteceu 27 vezes ou 19% dos casos. Ademais, esse foi o sexto mês consecutivo em que a PEA registra queda em relação ao mês anterior, indicando que as pessoas estão procurando menos emprego. Desse modo, mesmo com a baixa geração de vagas pelas empresas, o desemprego se mantém em patamar historicamente baixo.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como aplicar Balanceamento por Entropia no R?

Nesta postagem, apresentamos uma introdução ao Balanceamento por Entropia, comparando este método com a técnica de pareamento e demonstrando os resultados obtidos com a implementação do código em R.

Análise de Elasticidade Preço com Python

“Se eu aumentar o preço, o que vai acontecer com as vendas?” Uma forma de responder este tipo de pergunta é através de ferramentas analíticas de microeconomia, como a análise de elasticidade. Neste artigo, mostramos um exemplo prático utilizando dados reais com o Python.

Calculando o impulso de crédito no Python

Qual é o papel do crédito no crescimento da economia? Para analisar esta questão, calculamos o indicador de impulso de crédito para a economia brasileira e comparamos com o nível da atividade econômica usando o Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.