Taxa de desemprego: PNAD Contínua vs. PME

[et_pb_section admin_label="section"][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Texto"]

Um dos grandes problemas para quem precisa trabalhar com taxa de desemprego no Brasil é o fato de que a falecida Pesquisa Mensal do Emprego (PME) é completamente diferente da atual PNAD Contínua, disponível desde março de 2012. Desse modo, toda vez que você quiser trabalhar com essa nova série de desemprego, enfrentará um problema: ela é curta demais. De modo a atenuar esse problema, fizemos um exercício no Clube do Código, para aproximar a taxa de desemprego da PNAD Contínua por meio da PME, expandindo assim a série original. Abaixo, o leitor vê um resumo do exercício.

grafico01

Acima é possível verificar as duas taxas de desemprego. Claramente, observa-se que a média do desemprego medido pela PNAD Contínua é mais elevada do que a da PME. De posse dessas duas séries, nós podemos aproximar a taxa de desemprego da PNAD Contínua pela taxa da PME, através de uma regressão linear simples. O gráfico abaixo compara a taxa original com aquela ajustada pelo modelo.

grafico02

Com base nesse modelo, então, expandimos a taxa de desemprego medida pela PNAD Contínua. A série ampliada pode ser vista abaixo.

grafico03

Abaixo, por fim, dessazonalizamos a série que acabamos de gerar.

grafico04

Temos agora duas séries, uma normal e outra dessazonalizada, que podemos utilizar em exercícios futuros. Observe, entretanto, que a mesma é apenas uma aproximação estatística da PNAD Contínua através da PME, ok? Até o próximo exercício!

[/et_pb_text][et_pb_button admin_label="Botão" button_url="https://analisemacro.com.br/clube-do-codigo/" url_new_window="off" button_text="Conhecer o Clube do Código" button_alignment="center" background_layout="light" custom_button="off" button_letter_spacing="0" button_use_icon="default" button_icon_placement="right" button_on_hover="on" button_letter_spacing_hover="0" /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

Cálculo do Retorno Econômico de uma Política Pública

Como podemos traduzir os efeitos de uma política pública para valores monetários? Essa é uma tarefa árdua que requer algumas premissas, entretanto, com métodos bem definidos, é possível obter estimativas precisas dos ganhos e os gastos de uma política pública.

Neste exercício, demonstramos tal método usando a política hipotética "Mãe Paranense”, um conjunto de ações que visam reduzir a mortalidade materna e infantil no estado. Usamos a linguagem R como ferramenta para analisar os dados.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.