Análise da Taxa de Poupança com o R

Uma das questões postas na atual difícil conjuntura que vivemos é o aumento da taxa de poupança. Alguns jornalistas e mesmo analistas de mercado têm apontado para um aumento da poupança em resposta às dificuldades impostas pela pandemia. Dadas as suas repercussões sobre o consumo e, consequentemente, sobre a recuperação do nível de atividade, foi até mesmo um ponto relevante no último Relatório de Inflação divulgado pelo Banco Central.

Para nivelar o terreno, alguma informação inicial. Para fazer uma análise da poupança, precisaremos recorrer à taxa de poupança trimestral e à taxa de poupança acumulada em quatro trimestres, de modo a dar alguma perspectiva de tendência sobre os números.

Sempre lembrando que a taxa de poupança é dada pela Poupança Bruta sobre o Produto Interno Bruto - viu como as aulas de Contabilidade Social são importantes?

Feita a ressalva, vamos aos dados. Os dados de poupança encontram-se no SIDRA/IBGE, na parte de Contas Nacionais Trimestrais, especificamente nas Contas Econômicas Integradas (CEI). Caso não lembre bem disso, considere fazer nosso Curso de Macroeconomia com Laboratórios de R. O pedaço de código abaixo é o início do script que usei para fazer esse exercício. Ele carrega alguns pacotes e baixa os dados da poupança trimestral para o R.


####################################################
##### Análise da Poupança nas Contas Nacionais #####

library(sidrar)
library(tidyverse)
library(RcppRoll)
library(scales)
library(zoo)
library(seasonal)
library(tsibble)
library(feasts)

### Coletar dados individuais do SIDRA/IBGE ###

poupanca = get_sidra(api='/t/6726/n1/all/v/all/p/all/d/v9774%201') %>%
mutate(date = as.yearqtr(`Trimestre (Código)`, format='%Y%q')) %>%
rename(tx_poupanca_tri = Valor) %>%
select(date, tx_poupanca_tri)

De posse da poupança trimestral, vamos avançar e calcular a poupança acumulada em quatro trimestres. Para isso, precisaremos da poupança bruta e do produto interno bruto. O código abaixo pega os dados das Contas Econômicas Integradas, disponíveis no SIDRA/IBGE e já executa os cálculos que precisamos.


#### Acumular dados em quatro trimestres ###

tabela_cei = get_sidra(api='/t/2072/n1/all/v/933,940/p/all') %>%
mutate(date = as.yearqtr(`Trimestre (Código)`, format='%Y%q')) %>%
select(date, `Variável`, 'Valor') %>%
spread(`Variável`, 'Valor') %>%
mutate(pib_4t = roll_sum(`Produto Interno Bruto`,4,
fill=NA, align='right'),
pb_4t = roll_sum(`(=) Poupança bruta`,4,
fill=NA, align='right')) %>%
mutate(tx_poupanca = pb_4t/pib_4t*100) %>%
as_tibble()

Temos agora tanto a taxa trimestral quanto a taxa acumulada em quatro trimestres. Mas há mais uma coisa a fazer. Se você reparar bem, vai ver que existe um efeito sazonal na taxa de poupança. O código a seguir junta os dois tibbles acima e dessazonaliza os dados.


data = inner_join(tabela_cei, poupanca, by='date') %>%
mutate(poupanca_sa = final(seas(ts(tx_poupanca_tri,
start=c(2000,01),
freq=4))))

O gráfico abaixo ilustra o comportamento das três séries.

De fato, a poupança acumulada em 4 trimestres e a poupança dessazonalizada estão crescendo desde o ano passado. Com um crescimento pronunciado entre o quarto trimestre de 2019 e o segundo de 2020. A seguir, deixamos claro a sazonalidade da poupança, que costuma cair no último trimestre do ano.

De posse dos dados, fica a cargo do leitor criar a melhor narrativa...

_____________

(*) Para ter acesso aos códigos completos do exercício, cadastre-se na nossa Lista VIP aqui.

(**) Inscrições abertas para as Turmas Especiais dos nossos Cursos de Macro Aplicada.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando operações SQL com IA Generativa no R com querychat

No universo da análise de dados, a velocidade para obter respostas é um diferencial competitivo. Frequentemente, uma simples pergunta de negócio — “Qual foi nosso produto mais vendido no último trimestre na região Nordeste?” — inicia um processo que envolve abrir o RStudio, escrever código dplyr ou SQL, executar e, finalmente, obter a resposta. E se pudéssemos simplesmente perguntar isso aos nossos dados em português, diretamente no nosso dashboard Shiny?

Dashboard Financeiro com IA e Shiny Python: Análise de Dados Abertos da CVM

Este artigo apresenta um tutorial completo sobre como construir uma ferramenta de análise financeira de ponta. Utilizando Shiny for Python, demonstramos a automação da coleta de dados das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) da CVM e o tratamento dessas informações com Pandas. O ponto alto do projeto é a integração da IA Generativa do Google Gemini, que atua como um assistente de análise, interpretando os dados filtrados pelo usuário e fornecendo insights contábeis e financeiros em tempo real. O resultado é um dashboard dinâmico que democratiza a análise de dados complexos e acelera a tomada de decisão.

Econometria, ML ou IA para previsão da PMS?

Prever a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) é um desafio por natureza: trata-se de uma série mensal, sujeita a volatilidade e choques que vão de fatores sazonais a mudanças estruturais no setor. Para enfrentar esse problema, realizamos um exercício de comparação entre três abordagens de modelagem: econometria tradicional (ARIMA), machine learning (XGBoost) e inteligência artificial (TimeGPT).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.