Conjuntura econômica brasileira: é possível voltar a crescer de forma sustentável?

O crescimento de 0,9% do PIB de 2012 frente ao de 2011 suscitou inúmeras críticas por partes dos economistas. Com razão, digo logo. A ideia é que o modelo baseado em incentivos fiscais, monetários, creditícios e parafiscais parece não estar dando certo. Em dois anos o crescimento médio foi de 1,8%. Está cada vez mais claro para a maior parte dos analistas que não basta gerar demanda efetiva, é preciso que esse aumento de consumo gere investimentos, completando a cadeia de causalidade que une o curto prazo com o longo prazo. Afinal, mais consumo gera ocupação da capacidade ociosa, que gera investimento, somente se, há previsibilidade no cenário futuro. Em outros termos, se o empresário acredita que no futuro ele conseguirá ter retorno - em termos de receita - sobre o investimento feito em máquinas, equipamentos e construção civil, ele investe, ampliando a capacidade produtiva. Caso contrário, o aumento de consumo provocado por toda a sorte de incentivos gera apenas desequilíbrios no organismo econômico, quais sejam mais inflação e aumento de importações - que por sua vez gera aumento do déficit em conta corrente.

Nesse contexto, a pergunta do título desse post deve ser respondida com sim, é possível, desde que o governo passe a praticar uma política econômica crível [consistente] no tempo e que abra espaço para que a iniciativa privada invista em projetos de infraestrutura, melhorando assim a produtividade da economia brasileira. Além disso, é preciso voltar a discutir as reformas estruturais.

Esses e outros assuntos foram abordados em aula que proferi hoje. Os slides estão disponíveis aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando dados para monitoramento climático com Python

As condições climatológicas influenciam desde a safra de grãos até a decisão de um vendedor ambulante levar seu carrinho para a praia ou não. Por sua importância e impactos na economia do país, neste exercício mostramos como coletar e elaborar análises de dados sobre o clima usando o Python.

Coletando dados de secas e queimadas no Brasil com Python

Neste artigo exploramos fontes públicas de dados sobre secas e queimadas no Brasil. Mostramos como acessar, coletar e preparar os dados para elaboração de análises. Usamos a linguagem Python para desenvolver uma rotina automatizada.

Como analisar demonstrações contábeis usando IA

Neste post, vamos explorar como utilizar o modelo de linguagem Gemini do Google para analisar demonstrações contábeis anuais da Eletrobras e extrair informações relevantes para tomada de decisão. Através de um código Python, vamos importar os dados direto da CVM, conectar com o Gemini e gerar resumos sobre as contas das demonstrações e perspectivas futuras sobre as finanças da empresa.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.