PIB

IBC-BR mostra recuperação

By 15 de agosto de 2018 No Comments

O Banco Central acabou de divulgar o seu índice de nível de atividade, o IBC-BR, referente a junho último. Os dados mostram que houve recuperação de 3,29% na margem, devolvendo a queda de 3,28% de maio, quando houve a greve de caminhoneiros. Na comparação interanual, houve aumento de 1,82% e no acumulado em 12 meses, a alta até junho foi de 1,30%. A leitura, por suposto, é que o nível de atividade parece ter se recuperado do tombo de maio, mas seus efeitos sobre a economia acabaram por sepultar um crescimento menor em 2018.

No nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R, a propósito, ensinamos como coletar e tratar os dados do IBC-BR, de modo a gerar um produto como esse aqui sem a necessidade de abrir múltiplos programas ou perder tempo entrando em sites para baixar dados. Tudo é feito via uma plataforma integrada como o RStudio, que possibilita um aumento incrível de produtividade. A começar pela coleta de dados, que hoje já pode ser feita diretamente do site do Banco Central com um pacote do R, como no código a seguir.


require(BETS)
ibc = BETS.get(24363)
ibc.sa = BETS.get(24364)
ibc = ts.intersect(ibc, ibc.sa)

Na sequência, podemos produzir o gráfico abaixo, concentrando as principais métricas de avaliação do índice.

Seus gráficos ficarão bem mais ilustrativos, o que lhe trará maiores insights para desenvolver argumentos econômicos mais sólidos, bem como fomentar a etapa posterior de modelagem e previsão, que pode ser vista nos cursos de Séries Temporais e Construção de Cenários e Previsões. Não perca tempo e venha já para o mundo do R!

Comments

Cadastre-se na newsletter
e receba nossas novidades em primeira mão!