O hiato entre varejo e indústria

origemAcredito que o gráfico ao lado fala por si só. Existe um hiato consistente entre as vendas no varejo e a produção industrial. Esse descolamento entre oferta e demanda, citado na ata do Copom de ontem, tem sido responsável pela difusão da inflação e é um sintoma da política monetária expansionista que venho citando nos últimos dois posts. Esse hiato, infelizmente, não será resolvido com a mudança de patamar nos juros ou no câmbio, como quiseram economistas ligados ao governo ao longo do ano passado. Caso o governo não coloque uma agenda de reformas na pauta do Parlamento, continuaremos perdendo competitividade e outros remendos terão de ser feitos para tentar reduzir esse  gap.

O gráfico ilustra um fato interessante também: não basta gerar "demanda efetiva", tão ao gosto de muitos economistas ligados ao governo. No início do processo de crescimento é necessário que você tenha demanda por bens e serviços. Isso faz com que os empresários ocupem capacidade ociosa e invistam. Entretanto, para que essa "cadeia de eventos" se complete é preciso que haja previsibilidade no horizonte. O empresário, afinal, não se comprometerá em comprar mais máquinas e equipamentos ou construir novos prédios - aumentando a taxa de investimento - se não observar previsibilidade no cenário econômico. E isso, como parecem não perceber os economistas ligados ao governo, inclui previsibilidade da própria política econômica. Não basta, portanto, que haja demanda efetiva ou "preços ajustados", como câmbio e juros; é preciso que a própria política econômica não mude a todo instante. É esse fato básico da teoria econômica, construído ainda na década de 70, que os economistas ligados ao governo parecem não perceber - ou entender.

Não há problemas no lado da demanda, afinal. O Consumo das Famílias cresceu 3,1% em 2012, um número bastante razoável. O que existem são sérias restrições do lado da oferta, que fazem, por exemplo, estagnar a produção industrial, como mostra o gráfico acima. No resultado do PIB, a Indústria caiu 0,8% e a Formação Bruta de Capital Fixo despencou 4%. Ou seja, aquela cadeia de causalidade não está se completando. E isso tem muito mais a ver com problemas domésticos do que propriamente com a crise externa. Caso nada seja feito em termos de agenda organizada de reformas, esse hiato tende a continuar. Ou o que é pior: as vendas começarem a declinar graças ao aumento do endividamento das famílias - mas isso já é tema para outro post.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando e integrando dados do BCB, IBGE e IPEA de forma automatizada

Quem trabalha com modelagem e previsão macroeconômica sabe o quanto é demorado reunir dados de diferentes fontes — Banco Central, IBGE, IPEA, FRED, IFI... Cada um com sua API, formato, frequência e estrutura. Esse gargalo de coleta e padronização consome tempo que poderia estar sendo usado na análise, nos modelos ou na comunicação dos resultados.

Foi exatamente por isso que criamos uma rotina de coleta automatizada, que busca, trata e organiza séries temporais econômicas diretamente das APIs oficiais, pronta para ser integrada a pipelines de previsão, dashboards ou agentes de IA econometristas.

Criando operações SQL com IA Generativa no R com querychat

No universo da análise de dados, a velocidade para obter respostas é um diferencial competitivo. Frequentemente, uma simples pergunta de negócio — “Qual foi nosso produto mais vendido no último trimestre na região Nordeste?” — inicia um processo que envolve abrir o RStudio, escrever código dplyr ou SQL, executar e, finalmente, obter a resposta. E se pudéssemos simplesmente perguntar isso aos nossos dados em português, diretamente no nosso dashboard Shiny?

Dashboard Financeiro com IA e Shiny Python: Análise de Dados Abertos da CVM

Este artigo apresenta um tutorial completo sobre como construir uma ferramenta de análise financeira de ponta. Utilizando Shiny for Python, demonstramos a automação da coleta de dados das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) da CVM e o tratamento dessas informações com Pandas. O ponto alto do projeto é a integração da IA Generativa do Google Gemini, que atua como um assistente de análise, interpretando os dados filtrados pelo usuário e fornecendo insights contábeis e financeiros em tempo real. O resultado é um dashboard dinâmico que democratiza a análise de dados complexos e acelera a tomada de decisão.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.