Para que serve a taxa Selic?

Uma das grandes qualidades de um bom profissional é conseguir explicar em termos leigos o seu ofício. Infelizmente, entretanto, são poucos que conseguem traduzir áreas específicas de conhecimento em poucas linhas. Por minha parte, tenho tentado, nessa nova fase, unir dois campos estanques, economia e literatura, na vã esperança de atingir um público rebelde à aridez dos dados econômicos.

Se vou coseguir ou não o leitor acompanha ao longo dos posts e artigos publicados nesse blog. Por enquanto conto com a ajuda dos jornalistas para chegar aos leitores mais arredios. Ontem, a Carla Delecrode publicou no Opinião e Notícia uma entrevista que lhe concedi sobre o papel da taxa Selic na economia brasileira. Tema essencial para qualquer cidadão que já tomou ou pretende tomar dinheiro emprestado, a Selic é intensamente divulgada pela imprensa nacional, mas são poucas as pessoas que sabem o que de fato ela significa. Para ler a entrevista e saber um pouquinho mais sobre isso, clique aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Regimes da Política Monetária Brasileira com Markov Switching no Python

Este exercício analisa a política monetária brasileira utilizando modelos de Markov Switching Regression. O objetivo é identificar diferentes regimes de política monetária e como eles influenciam a taxa Selic, a meta de inflação e o hiato do produto. Usamos a linguagem de programação Python para o processo de coleta, tratamento, análise e modelagem dos dados.

Como criar janelas móveis de séries temporais usando o Python

Janelas Móveis/Deslizantes, ou Rolling Windows, são termos frequentes na análise de séries temporais. Mas o que são e como aplicá-las no Python? Neste tutorial, mostramos como essa ferramenta é essencial para a análise de dados utilizando como exemplo a correlação móvel de ações brasileiras.

Como incorporar choques em cenários de previsão?

Neste exercício mostramos como incorar choques no cenário de variáveis exógenas para fins de previsão. Usando como exemplo a previsão do IPCA, através de um modelo de machine learning, mostramos os cuidados a serem tomados e uma forma simples de definir o cenário com os choques. Ao final, apresentamos uma previsão com um suposto choque e uma previsão sem o choque para comparação.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.