Política industrial se faz com...

...Margens de preferência. O termo pode parecer complicado, de início, mas é bastante simples. O Estado compra todos os meses um monte de produtos, desde remédios para o ministério da saúde até mesas e cadeiras para nossas escolas. Nessas compras governamentais, desde 2010, aplicam-se as tais margens de preferência, isto é, um produto considerado nacional, produzido no país, pode custar até 25% mais do que seu concorrente estrangeiro que ainda assim pode ser escolhido pela licitação pública. Isso mesmo, o Estado, por meio da lei 12.349, sancionou a ideia atrasada de que o produto brasileiro pode custar mais do que o estrangeiro, mas que ainda assim pode ser escolhido nas compras governamentais. Você, leitor, acha que isso incentiva o quê? Melhora da competitividade do produto brasileiro? Pois é. Só voltei a tocar no assunto aqui porque essa mesma ideia foi confirmada até 2020 no último "pacote de bondades" anunciado pelo governo. Se alguém ainda tinha alguma esperança de que as reformas estruturais poderiam sair ainda nessa década, lá se foram... Ao menos, claro, com o atual governo.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Calculando o impulso de crédito no Python

Qual é o papel do crédito no crescimento da economia? Para analisar esta questão, calculamos o indicador de impulso de crédito para a economia brasileira e comparamos com o nível da atividade econômica usando o Python.

Analisando a Volatilidade de Longo Prazo do Ibovespa usando Python

Com base no modelo GARCH(1,1), realizamos realizar a modelagem da variância condicional dos log retornos diários do Ibovespa, abrangendo o período de janeiro de 2018 até dezembro de 2023. O objetivo principal é compreender a implementação desse modelo utilizando a linguagem de programação Python, além de conduzir uma análise do mercado acionário brasileiro ao longo do período amostral.

Ao concluirmos este exercício, teremos a capacidade de obter uma medida representativa da variância de longo prazo da série temporal. Essa medida poderá ser comparada com a variância histórica, permitindo-nos inferir se a volatilidade presente está atualmente inferior ou superior àquela projetada para o futuro. Essa análise contribuirá para uma melhor compreensão da dinâmica da volatilidade no mercado acionário brasileiro.

Construindo uma NAIRU para o Brasil usando Python

Um dos maiores desafios para aqueles que trabalham com dados econômicos é aliar a prática com a teoria. Para tanto, o uso do Python pode facilitar esse desafio, permitindo construir todos os passos de uma análise de dados. Demonstramos o poder da linguagem tomando como exemplo a construção da NAIRU para o Brasil.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.