Apagão e aumento de impostos: a conta chegou!

There is no such thing as a free lunch, repetia Milton Friedman, o guru da Escola de Chicago, a mesma onde Joaquim Levy, o atual ministro da fazenda, obteve seu doutorado. Pois é, leitor, mesmo que ainda hoje existam economistas que acreditem em almoço grátis - eles até fazem manifestos! -, a conta chegou. Particularmente, hoje, ela veio em dose dupla: um apagão coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e aumento de impostos (CIDE, PIS/Cofins e IOF). Ambos refletem, respectivamente, os problemas no setor elétrico, vividamente negados pela equipe anterior, e o atoleiro fiscal. Ademais, é preciso colocar na conta o aumento de até 40% nas tarifas de energia elétrica, cujo impacto sobre a inflação é de até 1,6 ponto percentual. Não por outro motivo, a expectativa para os preços administrados está acima de 8% e para o índice cheio em 6,7% esse ano. Para quem negou a realidade na campanha eleitoral - eleitores, inclusive - deve ser mesmo uma baita surpresa todos esses problemas. Espero, apenas, que o atual ajuste seja estudado nas escolas de economia, com o devido contexto...

Update: Para quem ainda tem dúvidas sobre por que o ajuste é necessário, recomendo ler aqui, aqui e aqui. Sobre os problemas no setor elétrico aqui. Para o contraditório, leia aqui e aqui. E ai, é ou não é necessário? 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando dados regionais do CAGED no Python

Os dados regionais do CAGED permitem analisar o mercado de trabalho de forma detalhada, em termos de setores, educação, rendimento e características pessoais dos trabalhadores brasileiros. Neste exercício mostramos como acessar estas informações online via Python.

Coletando dados de Setores Censitários do Censo 2022 no Python

Dados sobre a demografia e o território são primordiais para definir e implementar políticas públicas, áreas de atuação comercial e/ou estratégias de marketing. Sendo assim, saber usar os dados do Censo 2022 pode trazer vantagens competitivas. Neste exercício mostramos como obter os dados da Malha de Setores Censitários no formato vetorial (GeoJson) usando o Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.