Aposta alta com mão vazia: a política econômica brasileira em busca da credibilidade abalada.

mpm02A segunda edição do Monitor de Política Monetária do GECE traz o título "Aposta alta com mão vazia: a política econômica brasileira em busca da credibilidade abalada". Evidências do insucesso da "Nova Matriz Macroeconômica" são flagrantes em cada uma das seções deste Monitor e têm seu reflexo mais imediato na credibilidade das diversas instituições, como será possível depreender da leitura. É feita uma análise sobre o crescimento econômico em 2013 e as perspectivas para 2014, o mercado de trabalho apertado, os dilemas do crédito, os índices de preços, a trajetória preocupante do setor externo e os desdobramentos do tapering da política monetária norte-americana. Em relação à política monetária brasileira duas seções. Uma breve resenha sobre os ocorridos no período recente. Outra sobre as perspectivas da condução nesse ano. Para terminar, essa edição do Monitor traz três boxes. No primeiro a nossa previsão para o IPCA em 2014. No segundo utilizamos Vetores Auto-Regressivos (VAR) para verificar o impacto de uma variação cambial sobre índices de preços no atacado e no varejo. Por fim, convidamos o economista Rodolfo Nicolay para tecer algumas observações sobre o papel da comunicação do Banco Central na eficiência da política monetária. Para ler o Monitor clique aqui ou na figura ao lado. Boa leitura!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Qual o hiato do produto no Brasil?

Entender o hiato do produto é fundamental para avaliar o ritmo da economia e as pressões inflacionárias no Brasil. Neste artigo, mostramos como estimar essa variável não observável a partir dos dados do PIB, explorando diferentes metodologias — de regressões simples a modelos estruturais — e discutindo as limitações e incertezas que cercam cada abordagem.

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Existe correlação entre vagas de emprego e o S&P 500?

O que explica a divergência entre S&P 500 e vagas de emprego? Seria o impacto da IA ou a política monetária? Utilizando um análise dados e modelo VAR e testes de causalidade de Granger usando a linguagem de programação R, investigamos a relação e o motivo por trás da "boca de jacaré".

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.