De volta à realidade: a taxa de câmbio.

O equilíbrio impossível - taxa de inflação baixa, crescimento acima do potencial e câmbio fixo - requisitado por este governo começa a ser desfeito pela ponta mais fraca:

"O dólar comercial voltou a despencar hoje, ainda em reflexo da atuação de ontem do Banco Central (BC) no mercado de câmbio, e fechou na menor cotação desde 28 de maio de 2012. Operadores continuaram hoje testes para tentar definir qual o novo piso da banda cambial informal do BC, depois da mudança de patamar promovida ontem em resposta à aceleração da inflação". (Valor Econômico)


O fato de as expectativas de inflação continuarem se elevando parece que, enfim, chamou o Banco Central a usar o câmbio como variável de ajuste no equilíbrio macroeconômico - como manda o manual.  É difícil prever até que ponto o câmbio vai cair ou se de fato há uma "nova banda" - o dólar comercial fechou hoje em 1,9850 R$/US$ - mas é perceptível, desde a ata do Copom divulgada na semana passada, que o tom se modificou. A realidade parece estar batendo à porta da autoridade monetária.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Prevendo Demanda de Energia usando TimeGPT no Python

Neste exemplo mostramos o poder da IA, especificadamente o uso do TimeGPT para prever os valores da Curva de Carga Horária de Energia Elétrica disponibilizada pela ONS. Comparamos o resultado da previsão com um modelo ingênuo e LGBM. Para o exercício, foi usado a linguagem Python para coleta, tratamento e modelagem.

Coletando dados para monitoramento climático com Python

As condições climatológicas influenciam desde a safra de grãos até a decisão de um vendedor ambulante levar seu carrinho para a praia ou não. Por sua importância e impactos na economia do país, neste exercício mostramos como coletar e elaborar análises de dados sobre o clima usando o Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.