Quantitative Easing #03 is coming

É o que diz a ata do FED: para muito breve um novo pacote de estímulo deve ser anunciado. Isso sinaliza que a autoridade monetária anda preocupada com os rumos da economia norte-americana. Respingos na economia brasileira? Muito cedo para avaliar efeitos de um novo QE, mas é provável que isso desvalorize o dólar, gerando portanto efeitos "apreciativos" sobre a taxa de câmbio. Em outros termos, mais investimento estrangeiro (principalmente investimento em portfólio) pode abarcar em terras tupiniquins, o que em tese facilitaria a vida do Banco Central brasileiro. Se bem que o pass through já não é mais o mesmo...

Apesar, claro, do peso da economia dos EUA, acho que os agentes estão muito preocupados é com a Europa. Enquanto esse problema europeu não for minimamente equacionado, acho difícil que o cenário externo deixe de preocupar... Portanto, os efeitos de um novo QE são limitados...

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Qual o hiato do produto no Brasil?

Entender o hiato do produto é fundamental para avaliar o ritmo da economia e as pressões inflacionárias no Brasil. Neste artigo, mostramos como estimar essa variável não observável a partir dos dados do PIB, explorando diferentes metodologias — de regressões simples a modelos estruturais — e discutindo as limitações e incertezas que cercam cada abordagem.

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Existe correlação entre vagas de emprego e o S&P 500?

O que explica a divergência entre S&P 500 e vagas de emprego? Seria o impacto da IA ou a política monetária? Utilizando um análise dados e modelo VAR e testes de causalidade de Granger usando a linguagem de programação R, investigamos a relação e o motivo por trás da "boca de jacaré".

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.