Quantitative Easing #03 is coming

É o que diz a ata do FED: para muito breve um novo pacote de estímulo deve ser anunciado. Isso sinaliza que a autoridade monetária anda preocupada com os rumos da economia norte-americana. Respingos na economia brasileira? Muito cedo para avaliar efeitos de um novo QE, mas é provável que isso desvalorize o dólar, gerando portanto efeitos "apreciativos" sobre a taxa de câmbio. Em outros termos, mais investimento estrangeiro (principalmente investimento em portfólio) pode abarcar em terras tupiniquins, o que em tese facilitaria a vida do Banco Central brasileiro. Se bem que o pass through já não é mais o mesmo...

Apesar, claro, do peso da economia dos EUA, acho que os agentes estão muito preocupados é com a Europa. Enquanto esse problema europeu não for minimamente equacionado, acho difícil que o cenário externo deixe de preocupar... Portanto, os efeitos de um novo QE são limitados...

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Medindo o Hiato do Produto do Brasil usando Python

Uma medida extremamente importante para a avaliação econômica de um país é o Hiato do Produto. Neste post, realizamos uma comparação das diferentes formas de estimação dessa variável não observável utilizando o Python como ferramenta de análise de dados.

Como analisar a contribuição para a Volatilidade de uma carteira de ações usando Python

A contribuição para a volatilidade fornece uma decomposição ponderada da contribuição de cada elemento do portfólio para o desvio padrão de todo o portfólio. Em termos formais, é definida pelo nome de contribuição marginal, que é basicamente a derivada parcial do desvio padrão do portfólio em relação aos pesos dos ativos. A interpretação da fórmula da contribuição marginal, entretanto, não é tão intuitiva, portanto, é necessário obter medidas que possibilitem analisar os componentes. Veremos portanto como calcular os componentes da contribuição e a porcentagem da contribuição. Vamos criar as respectivas medidas usando a linguagem de programação Python.

Analisando o impacto fiscal de propostas legislativas com IA

Todos os anos milhares de proposições legislativas são geradas na Câmara dos Deputados e Senado Federal, o que dificulta o trabalho de monitoramento feito por economistas, jornalistas e analistas de mercado. No entanto, ao empregar técnicas de engenharia de prompt e IA, podemos analisar estas milhares de proposições em questão de segundos. Neste exercício mostramos o caminho para esta automatização usando o Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.