ENEM 2011

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2011 foram divulgados pelo MEC. Sem novidades: colégios privados na ponta, colégios públicos com médias ainda muito baixas. A despeito de todas as críticas que possam ser feitas ao exame e a sua aplicação pelo MEC, eu sou favorável a esse tipo de avaliação e vislumbro um cenário promissor. Não há outro jeito: é preciso avaliar, divulgar e cobrar resultados.

Há muita gente - muita mesmo - que ainda vê com reticência a estipulação de exames como o ENEM. Eu sou favorável e acho que a medida deve ser ampliada: com o exame nacional passando a ser obrigatório para a "colação de grau", tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. A obrigatoriedade faz com que o aluno leve a prova a sério, evitando problemas nos dados. Além disso, é preciso organizar um exame padronizado, com o mínimo de ruído possível, algo que, infelizmente, faltou nos últimos anos.

A última parte, cobrar resultados, depende de responsabilização de professores, i.e., atrelar a remuneração aos resultados dos alunos nesse tipo de avaliação. Essa parte é cheia de controvérsias, possui limites dentro da teoria, mas é preciso criar mecanismos de incentivos para que os professores sejam responsabilizados pelo que ensinam. É claro que, além disso, muitas outras ações - como as citadas no post abaixo - devem ser feitas para melhorar a educação de nossos professores.

Termino esse breve post de domingo dizendo que eu sou fã do ENEM, acho que é uma prova que pode acrescentar muito ao modelo educacional brasileiro e justamente por isso deveria ser levada um pouco mais a sério. Você pode conferir a planilha completa do ENEM 2011 aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Analisando o sentimento da política monetária com IA usando Python

Análise de sentimentos é uma técnica de Processamento de Linguagem Natural (PLN) que serve para revelar o sentimento contido em um texto. Neste exercício, aplicamos esta técnica para analisar as atas das reuniões do COPOM, revelando o que os diretores de política monetária discutem nas entrelinhas. Utilizando um modelo de Inteligência Artificial através do Python, produzimos ao final um índice de 0 a 100 para sintetizar a análise histórica.

Como a IA pode auxiliar na otimização de Portfólio de Investimentos?

A construção de portfólio ótimo refere-se ao processo de alocar eficientemente capital entre um conjunto predefinido de ativos ou títulos. O campo da construção de portfólio tem sido extensivamente estudado por acadêmicos e profissionais desde a década de 1950, quando Markowitz introduziu sua inovadora abordagem de média-variância para a construção de portfólio. Diante disso, podemos melhorar o processo de alocação de peso de um investimento em um portfólio através do Aprendizado não supervisionado com a aplicação do Hierarchical Risk Parity (HRP). Neste exercício, realizamos uma introdução ao método e mostramos os resultados de um exemplo criado através do Python.

Prevendo múltiplas séries usando IA no Python

Como podemos realizar previsões para várias séries temporais simultaneamente? Para abordar essa questão, empregamos a biblioteca MLForecastdo Python. Esta biblioteca disponibiliza uma variedade de modelos e funcionalidades para realizar previsões em séries temporais utilizando técnicas de aprendizado de máquina. Demonstramos sua aplicação ao prever as curvas de energia horária em quatro regiões distintas do Brasil.

Esse exercício é uma continuação do exercício “Usando IA para prever o consumo de energia no Brasil com Python”.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.