O saldo da eleição presidencial

Captura de tela 2014-10-05 23.43.55E acabou o 1º turno. Próximo à meia noite, com apenas 0,02% dos votos não apurados, dos 142,8 milhões de eleitores, 115,09 milhões compareceram às urnas. Ou seja, a abstenção ficou em 19,3%, um pouco superior aos 18,1% da eleição de 2010. A oposição representada pelos dois principais candidatos - Aécio e Marina - conquistou 57 milhões de votos - quase 55% dos votos válidos. A candidata governista ficou com 41,59% dos votos válidos, 5,32 pontos percentuais inferior ao alcançado em 2010. Na comparação com 2010, a oposição representada pelos dois principais candidatos conseguiu ampliar a distância para a candidatura governista de 5,1 para 13,3 pontos percentuais. Isso deixa as coisas em aberto para o segundo turno, dada a igualdade no tempo de televisão. A conferir... 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

FED Speeches: Quantificando a Incerteza da Política Monetária com IA e Python

Os discursos dos membros do FED podem dar indicativos relevantes sobre a condução da política monetária, como a percepção de incerteza na fala e na escolha das palavras. Sendo assim, monitorar e interpretar não é suficiente, é necessário quantificar a incerteza nos discursos. Neste exercício mostramos o caminho para construir um indicador de incerteza da política monetária, usando métodos inovadores de IA com o Python.

Medindo o Hiato do Produto do Brasil usando Python

Uma medida extremamente importante para a avaliação econômica de um país é o Hiato do Produto. Neste post, realizamos uma comparação das diferentes formas de estimação dessa variável não observável utilizando o Python como ferramenta de análise de dados.

Como analisar a contribuição para a Volatilidade de uma carteira de ações usando Python

A contribuição para a volatilidade fornece uma decomposição ponderada da contribuição de cada elemento do portfólio para o desvio padrão de todo o portfólio. Em termos formais, é definida pelo nome de contribuição marginal, que é basicamente a derivada parcial do desvio padrão do portfólio em relação aos pesos dos ativos. A interpretação da fórmula da contribuição marginal, entretanto, não é tão intuitiva, portanto, é necessário obter medidas que possibilitem analisar os componentes. Veremos portanto como calcular os componentes da contribuição e a porcentagem da contribuição. Vamos criar as respectivas medidas usando a linguagem de programação Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.