Os mitos criados pelo atual governo

Ontem, em seminário promovido pela revista Exame, o economista Arminio Fraga listou seis mitos econômicos promovidos pelo atual governo. São eles, segundo o Valor de hoje:

"Para Arminio, a economia brasileira já vive um quadro de recessão e há um congelamento de preços que precisa ser desmontado. Ele argumentou que o governo quer transferir à oposição a crítica de que fará um arrocho, quando "o arrocho já esta aí e foi feito por esse governo", disse ele, fazendo referência à inflação de 6,5% com economia estagnada.. "Não interessa se o termo é recessão técnica, a economia não cresce", disse. "O modelo está errado. Felizmente, tem cura para o que está errado."

Além da ideia do arrocho, Arminio elencou mais cinco "mitos" que, segundo ele, o governo tenta "vender" e que são falaciosos ou mentira. O segundo mito seria o de que basta estimular a demanda para o país crescer; o terceiro, que o governo anterior (de Fernando Henrique Cardoso) quebrou o Brasil e foi o governo petista que pagou o Fundo Monetário Internacional (FMI); a quarta ideia errada é que a oposição fará um tarifaço ("a pergunta que deve ser feita é quem congelou os preços e criou essa distorção"); a quinta ideia é que a crise atual é culpa da fraca economia mundial; e, por fim, a avaliação de que com crédito barato, câmbio alto e desoneração você resolve o problema da indústria".

Lembrem-se do que a presidente falou: nós podemos fazer o diabo quando é hora da eleição? Acho que ela se referia a isso daí, né? 🙁

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Analisando a Volatilidade de Longo Prazo do Ibovespa usando Python

Com base no modelo GARCH(1,1), realizamos realizar a modelagem da variância condicional dos log retornos diários do Ibovespa, abrangendo o período de janeiro de 2018 até dezembro de 2023. O objetivo principal é compreender a implementação desse modelo utilizando a linguagem de programação Python, além de conduzir uma análise do mercado acionário brasileiro ao longo do período amostral.

Ao concluirmos este exercício, teremos a capacidade de obter uma medida representativa da variância de longo prazo da série temporal. Essa medida poderá ser comparada com a variância histórica, permitindo-nos inferir se a volatilidade presente está atualmente inferior ou superior àquela projetada para o futuro. Essa análise contribuirá para uma melhor compreensão da dinâmica da volatilidade no mercado acionário brasileiro.

Construindo uma NAIRU para o Brasil usando Python

Um dos maiores desafios para aqueles que trabalham com dados econômicos é aliar a prática com a teoria. Para tanto, o uso do Python pode facilitar esse desafio, permitindo construir todos os passos de uma análise de dados. Demonstramos o poder da linguagem tomando como exemplo a construção da NAIRU para o Brasil.

A Abordagem do Estudo de Eventos usando Python

A maioria das pesquisas em finanças está dedicada a investigar o efeito de um anúncio da companhia ou de um evento, sistêmico ou não, sobre o preço de uma ação. Esses estudos são conhecidos como “estudos de eventos”. Neste contexto, apresentaremos uma breve introdução à metodologia e demonstraremos como aplicá-la por meio de exemplos reais utilizando a linguagem de programação Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.