Boas festas e um excelente 2014 para todos!

Foi um ano bastante produtivo, apesar dos inúmeros problemas particulares que tive. Nesse espaço as visitas aumentaram em mais de 30%, em relação ao ano de 2012. Pude participar do III Encontro Nacional de Blogueiros de Economia, aumentei consideravelmente o número de palestras pelo país, assisti a tantas outras de renomados especialistas e, principalmente, pude dedicar tempo considerável ao que mais gosto de fazer: escrever. A análise de conjuntura foi o tema principal de meus posts, artigos, cartas e resenhas, publicados nesse espaço, em jornais, revistas e outros sites. Em particular, tive a grata felicidade de criar o Grupo de Estudos sobre Conjuntura Econômica (GECE), na faculdade de economia da UFF, que reúne pessoas entusiasmadas e com grande potencial. Por tudo isso, o balanço do ano, apesar de todas as dificuldades, foi imensamente positivo. Agradeço a todos que passaram por aqui em 2013 e espero-os novamente em 2014, um difícil ano para a economia brasileira. Feliz natal e um excelente 2014 para todos!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Previsões do Boletim Focus em Anos Eleitorais

Eleições são momentos de incerteza, mas os dados do Boletim Focus mostram que nem toda incerteza é igual. Ao analisar as previsões de inflação, juros e câmbio nos anos que antecederam as eleições de 2014, 2018 e 2022, este post investiga como o mercado revisa cenários macroeconômicos ao longo do tempo.

Como Medir o Ciclo das Concessões de Crédito usando Python

Este exercício apresenta uma análise quantitativa da relação entre o ciclo de concessões de crédito, a atividade econômica e a política monetária no Brasil. Utilizando a linguagem Python, o estudo aplica técnicas de decomposição de séries temporais (X13-ARIMA e Filtro HP) para isolar os componentes cíclicos dos dados. Os resultados da modelagem econométrica confirmam a pró ciclicidade do crédito em relação ao hiato do produto e sua sensibilidade às variações no hiato da taxa de juros real.

Choque de juros e renda em bens duráveis e não duráveis usando Python

Este artigo analisa a dinâmica do consumo no Brasil utilizando Python e modelos de Vetores Autorregressivos (VAR). Ao segregar bens duráveis e não duráveis, o estudo quantifica a sensibilidade a choques de juros e renda. Criamos todo o processo através do ciclo de dados: coleta, tratamento, análise de dados, modelagem e apresentação dos resultados, tudo automatizado usando a linguagem Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.