Mais um Curso de R terminado e uma nota de agradecimento...

Ontem, encerrei mais um curso de Introdução ao R, dessa vez lá na CETIP, com um público bastante diferente do que estou acostumado: todos da área de TI. Nos últimos três meses, foram quatro turmas: três presenciais e uma a distância. Nosso curso de Introdução ao R, diferentemente dos disponíveis no mercado, tem uma "pegada" macro muito forte. Nossos exemplos são todos sobre séries macroeconômicas e as aulas são sempre bem dinâmicas e participativas, porque junto com os códigos de R, há o entendimento sobre os dados da economia brasileira. Isso, claro, acaba gerando bastante discussão e perguntas bem difíceis dos alunos. É bem cansativo combinar esses cursos com o meu trabalho do dia a dia, mas tem sido bastante prazeroso poder compartilhar com os alunos o dia a dia da análise de dados. E o mais importante: poder aprender [muito] com todos eles. Dito isto, gostaria de agradecer a todos os alunos que participaram dessas primeiras turmas. Eu me sinto bastante honrado em saber que as pessoas acreditaram no projeto e deram seu voto de confiança, matriculando-se em um dos nossos cursos. Espero ter cumprido o prometido e inserido mais de sessenta pessoas ao maravilhoso mundo do R. Nosso muito obrigado e até 2016!

cetip

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como aplicar Balanceamento por Entropia no R?

Nesta postagem, apresentamos uma introdução ao Balanceamento por Entropia, comparando este método com a técnica de pareamento e demonstrando os resultados obtidos com a implementação do código em R.

Análise de Elasticidade Preço com Python

“Se eu aumentar o preço, o que vai acontecer com as vendas?” Uma forma de responder este tipo de pergunta é através de ferramentas analíticas de microeconomia, como a análise de elasticidade. Neste artigo, mostramos um exemplo prático utilizando dados reais com o Python.

Calculando o impulso de crédito no Python

Qual é o papel do crédito no crescimento da economia? Para analisar esta questão, calculamos o indicador de impulso de crédito para a economia brasileira e comparamos com o nível da atividade econômica usando o Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.