Palestra: Capitalismo de Estado vs. Empreendedorismo.

palestraSe não chover, darei uma palestra na próxima terça-feira, 8 de abril, às 16h, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) sobre a dicotomia entre capitalismo de Estado e empreendedorismo. A ideia é discutir um pouco as diferenças entre governos que incentivam o empreendedorismo e outros que interferem no ambiente econômico, tentando criar grandes comglomerados, notadamente na indústria. As características entre um e outro grupo de países são bastantes distintas, e os resultados, em termos de bem estar médio da população, também. Em particular, serão apresentandos os resultados, em termos micro e macroeconômicos, das recentes intervenções do governo Dilma Rousseff sobre a economia brasileira. A palestra faz parte do projeto IMIL na Sala de Aula. Maiores informações no folder ao lado. Para quem estiver pelo Rio e se interessar pelo tema, basta ir à UERJ do campus Maracanã. 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Previsões do Boletim Focus em Anos Eleitorais

Eleições são momentos de incerteza, mas os dados do Boletim Focus mostram que nem toda incerteza é igual. Ao analisar as previsões de inflação, juros e câmbio nos anos que antecederam as eleições de 2014, 2018 e 2022, este post investiga como o mercado revisa cenários macroeconômicos ao longo do tempo.

Como Medir o Ciclo das Concessões de Crédito usando Python

Este exercício apresenta uma análise quantitativa da relação entre o ciclo de concessões de crédito, a atividade econômica e a política monetária no Brasil. Utilizando a linguagem Python, o estudo aplica técnicas de decomposição de séries temporais (X13-ARIMA e Filtro HP) para isolar os componentes cíclicos dos dados. Os resultados da modelagem econométrica confirmam a pró ciclicidade do crédito em relação ao hiato do produto e sua sensibilidade às variações no hiato da taxa de juros real.

Choque de juros e renda em bens duráveis e não duráveis usando Python

Este artigo analisa a dinâmica do consumo no Brasil utilizando Python e modelos de Vetores Autorregressivos (VAR). Ao segregar bens duráveis e não duráveis, o estudo quantifica a sensibilidade a choques de juros e renda. Criamos todo o processo através do ciclo de dados: coleta, tratamento, análise de dados, modelagem e apresentação dos resultados, tudo automatizado usando a linguagem Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.