Palestra "Por um Brasil mais livre" na Católica de Brasília

Amanhã, às 19h45, ministrarei a palestra "Por um Brasil mais livre" na Universidade Católica de Brasília. A ideia da palestra, que terá um foco econômico, é antagonizar uma visão liberal de desenvolvimento com outra, baseada no que chamamos de capitalismo de Estado. Mostrarei que economias baseadas em acordos entre empresários e Estado são mais fechadas, menos produtivas e com preços mais altos. De outra forma, economias onde empresas e indivíduos possuem maior grau de liberdade são justamente aquelas onde a alocação de recursos se faz de maneira mais eficiente. A intervenção do Estado na economia, ao estabelecer "campeões nacionais", cria privilégios para alguns em detrimento de "maiorias mudas". Isso gera, na maior parte dos casos, maior concentração de renda e, portanto, maiores problemas sociais. Na atual conjuntura de crise no país, um Brasil mais livre parece um caminho melhor a percorrer... 🙂

liberdade

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Incorporando IA na previsão do PIB

O PIB é uma variável econômica complexa e de difícil previsão. Neste artigo, mostramos que unir métodos simples e métodos avançados pode aumentar significativamente a previsibilidade do crescimento da economia.

Como Prever Séries Econômicas no Python?

Neste exercício, exploramos como o framework da biblioteca skforecast do Python pode ser extremamente útil para a previsão de séries temporais econômicas, utilizando como exemplo as variações no desemprego dos EUA ao longo de um horizonte de 1 ano.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.