Regra do Salário Mínimo

seminario 7 de maioAcontecerá hoje e amanhã, lá no IBRE-FGV, um debate interessantíssimo sobre a política de salário mínimo. Em particular, sobre como deverá ser a regra brasileira para o período de 2015-18. Sabe-se que a regra atual, que reajusta o mínimo pela inflação do ano anterior mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores, vence ano que vem. Com ela queria-se valorizar o mínimo, tido como muito baixo em relação a seus pares da América Latina. Entre economistas, ao menos, está longe de ser um tema consensual, por isso o debate em meio a urgência do calendário torna-se tão importante.  Há na profissão muitos que, inclusive, são contrários a existência de um salário mínimo, alegando que o efeito líquido do mesmo é apenas gerar um desemprego mais elevado. Eu acompanharei o debate e teço comentários sobre o assunto - e a minha opinião - em breve. Maiores informações, aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Modelo de previsão para grupos do IPCA

Neste artigo investigamos se a previsão desagregada da inflação é capaz de gerar previsões mais acuradas do que a previsão agregada. Utilizamos o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como medida de interesse, aplicando um modelo simples e um modelo de passeio aleatório para comparação. Todo o processo pode ser feito de maneira automatizada utilizando a linguagem de programação R.

Text mining dos comunicados do FOMC: prevendo mudanças na política

Como quantificar sentimentos e emoções a partir de comunicados de política monetária? Neste exercício utilizamos os statements do FOMC para construir um índice de sentimentos, o que permite comparar a "narrativa" com a prática da política monetária, ou seja, mudanças da taxa de juros. Também avaliamos se tal índice é útil em prever mudanças de política através do teste de causalidade de Granger.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.

Cyber Monday

Receba um desconto incrível em nossos cursos e formações diretamente na finalização da matrícula. Aplique o cupom CM2023.

>> Escolher um curso ou formação