Análise de Portfólio com pyfolio

Portfolio em finanças é um conjunto de ativos financeiros, no qual o principal objetivo reside na diversificação. É sempre necessário demonstrar eficácia em sua montagem, minimizando o nível do risco incorrido e maximizando a performance. Para analisar se foi possível obter a eficácia, é necessário realizar testes de performance, e a biblioteca pyfolio, permite criar facilmente análises de performance e risco de carteiras de investimento e estratégias. Neste post, mostramos como é possível visualizar essas medidas construindo um portfolio e realizando o backtest com o pyfolio.

Como exemplo, criamos uma portfolio composto de cinco ações: ITUB4, PETR4, VALE3 e BRFS3, compreendendo os dias entre 2019-01-01 e 2022-07-11. Através do preços diários, calculamos os retornos simples das ações e construímos um Equal Weighted Portfólio, ou seja, uma carteira em que todas as ações possuem o mesmo peso de 25% do total investido.

Abaixo, mostramos os gráficos criados a partir das funções da biblioteca, realizando comparações com os retornos da Ibovespa durante o mesmo período. Todo o código e vídeo comentado da montagem do portfólio e dos gráficos são disponibilizados para membros do Clube AM.

Retorno Anualizado

É possível compreender como o portfólio performou em cada ano. A função cria automaticamente uma linha para da média do retorno no período.

Retorno Acumulado

Com o gráfico abaixo, compreendemos a evolução do retorno ao longo do tempo do portfólio. É possível comparar com a evolução do Ibovespa.

Drawdown

O drawdown é uma medida do declínio do pico histórico do ativo. É interessante para entender os períodos de turbulência do portfólio.

Beta móvel

Por fim, podemos visualizar o Beta de mercado do portfolio, isto é, o coeficiente que mede a relação da carteira com o mercado. É útil para entender o quanto o portfolio se movimenta com as oscilações do mercado, representando uma medida para a comparação com o risco sistemático de todo o mercado.

__________________________________________________

Quer saber mais?

Veja nosso curso de Python para Investimentos.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como tratar dados no Python? Parte 5: renomeando colunas

Como dar novos nomes significativos para as colunas em uma tabela de dados usando Python? Neste tutorial mostramos os métodos de renomeação de colunas disponíveis na biblioteca pandas, que tem como vantagem sua sintaxe simples e prática.

Como tratar dados no Python? Parte 4: operações por grupos

Como mensalizar dados diários? Ou como filtrar os valores máximos para diversas categorias em uma tabela de dados usando Python? Estas perguntas são respondidas com os métodos de operações por grupos. Neste tutorial mostramos estes métodos disponíveis na biblioteca pandas, que tem como vantagem sua sintaxe simples e prática.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.