Análise Técnica com o Python

A análise técnica é um método que visa analisar o movimento do preço de um ativo financeiro, com o objetivo de criar pontos de entradas e saída e portanto, estratégias de trading. No post de hoje, utilizaremos o Python para criar exemplos com a análise técnica por meio da biblioteca TA-lib.
A análise técnica fundamenta-se em avaliar ativos financeiros por meio de gráficos históricos. Existem diversas ferramentas criadas pela Análise Técnica, seja por meio de padrões gráficos, seja por meio de indicadores técnicos.
Enquanto os padrões gráficos visam avaliar a trajetória do preço de um ativo por meio de gráficos, referenciando suportes, resistências e canais, os indicadores técnicos avaliam os movimentos dos ativos por meio de cálculos matemáticos e estatísticos.
Para auxiliar no processo de criação de indicadores, utilizaremos a biblioteca TA-lib, que permite utilizar diversas funções relatadas a analise técnica. Para instalar a biblioteca é necessário um procedimento não usual. Para aqueles que utilizam o Google Colab com forma de construir códigos em Python, o código abaixo basta para instalar o TA-lib.
Entretanto, para aqueles que utilizam IDEs locais, isto é, nas máquinas do usuário, é necessário baixar os arquivos da biblioteca através do site do TA-lib, de acordo com a versão do sistema operacional utilizado. Uma vez baixado os arquivo, é necessário rodar o seguinte código.
Agora carregamos as biblioteca que utilizaremos para construir o códigos.

Agora que instalamos e carregamos as bibliotecas, vamos importar os dados do preço da ação ITUB4 no período de 2020 a 2022 e utilizar o preço de fechamento da ação como exemplo dos principais indicadores técnicos.

Médias Móveis

A média móvel é um indicador de tendência, que permite avaliar a movimentação do preço da ação em determinado período.

A partir da construção de uma tendência avalia-se os pontos de compra e venda, isto é, se a MM de curto prazo (pequeno período) estiver acima da MM de longo prazo, é um sinal de compra, caso contrário, venda. Vamos analisar por meio da TA-lib e graficamente.

Caso tenha interesse em se aprofundar sobre este indicador, temos um post sobre.

RSI

O RSI é um indicador que possibilita mensurar a velocidade e mudança no movimento do preço de um ativo. É utilizado para idenficar pontos de venda e comprar. Usualmente escolhe-se a pontuação RSI de 30 ou menos para dizer que o ativo está provavelmente próximo de sua base (sobrevenda), e uma medida acima de 70 pontos para dizer que o preço do ativo está próximo do seu topo (sobrecompra) para aquele período e que provavelmente irá cair. Vejamos como construir um RSI com o TA-lib.

Bollinger Bands

A Bollinger Bands é uma média móvel simples do preço do ativo que possui em sua análise o desvio padrão das média em torno de si. É usada para identificar tendência e volatilidade.

Estratégia de Trading usando a Nuvem de Ichimoku e RSI

Agora que entendemos um pouco sobre os indicadores técnicos, vamos construir uma estratégia por meio dos indicadores. Utilizaremos uma combinação de indicadores, por meio da Nuvem de Ichimoku e do RSI.

A Nuvem de Ichimoku é um procedimento composto por cinco curvas, sendo:

  • Curva 1 - Tenkan San: Define o timing de entrada ou saída de uma operação com a Curva 2. É calculado como se fosse uma média móvel, entretanto, utilizando o calculo médio entre o maior máximo e menor mínimo nos últimos 9 dias. è uma curva de curto prazo.
  • Curva 2 - Kijun Sen: Em conjunto com a curva 1, define o timing da operação. É construído da mesma forma que a Tenkan San, entretanto, utiliza-se 26 dias, definindo-se como a curva de longo prazo.
  • Curva 3 - Chikou Span: Representa o preço defasado em 26 dias. Essa curva precisa estar acima da curva real caso as outras curvas sinalizarem uma alta.
  • Curva 4 - Senkou Span A: Determina a região de suporte e resistência em conjunto com a Senkou Span B. É calculada a partir a média entre a Tenkan e Kijun, defasado em 26 dias.
  • Curva 5 - Senkou Span B: Em conjunto com a curva 4, determinado o suporte e resistência. É uma curva longa calculado pelo preço máximo e mínimo em 52 dias.

Abaixo, calculamos todas as curvas, e em conjunto com o RSI, definimos os pontos de compra e de vendas.

Quer saber mais?

Veja nosso curso de Python para Investimentos.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Onde encontrar dados e ferramentas para text mining?

A aplicação das técnicas de mineração de texto pode trazer análises quantitativas informativas sobre a emoção, tom, categoria e outros padrões de interesse em documentos textuais. O primeiro passo é identificar, coletar e preparar estes dados brutos. Neste artigo, apresentamos bases de dados públicas de Economia e Finanças que podem ser exploradas, assim como ferramentas de programação úteis.

O que é mineração de textos e sua relação com IA?

Com uma matéria prima em comum, a mineração de textos e a inteligência artificial generativa usam grandes volumes de dados não estruturados para fins distintos e com aplicações em Economia, Finanças, Marketing e outras áreas. Mas quando devemos usar uma técnica e não a outra? O que é possível fazer e o que é mineração de textos? Neste artigo introduzimos estes tópicos e fornecemos alguns exemplos de aplicações.

Avaliando a evolução do Funcionalismo Público nos Estados Brasileiros usando Controle Sintético no R

O objetivo deste exercício é introduzir o uso do método de Controle Sintético na linguagem de programação R, aplicando-o a um exemplo prático relevante para a análise de políticas públicas. Vamos focar na utilização dessa técnica para avaliar o impacto do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) sobre o número de vínculos do poder executivo nos estados brasileiros, com ênfase no caso do Rio de Janeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.