Construindo um Dashboard de medidas de Desvio-Padrão no Python

Vamos continuar a série de postagens sobre como construir um Dashboard de métricas relacionadas a avaliação de ações e construção de um Portfolio de investimentos no Python. Trazemos nessa semana um componente importante para avaliação do risco: o cálculo do Desvio Padrão.

Desvio Padrão como medida de Volatilidade

A volatilidade é uma medida de risco que indica o grau de variação dos retornos de um ativo ou portfolio em relação à sua média. Para calcular a volatilidade de um ativo individual, utilizamos a seguinte fórmula:
σ = √(∑(ri - r)^2 / (n - 1))

Onde σ é a volatilidade, ri é o retorno do ativo no período i, r é a média dos retornos e n é o número de observações.

Já para calcular a volatilidade de um portfolio, a fórmula é um pouco mais complexa e leva em conta as volatilidades dos ativos individuais e suas correlações. A fórmula geral é dada por:

σp = √(w1^2σ1^2 + w2^2σ2^2 + 2w1w2σ1σ2ρ12 + ... + 2w1wnσ1σnρ1n + ... + w2n^2σn^2)

Onde σp é a volatilidade do portfolio, σi é a volatilidade do ativo i, wi é o peso do ativo i no portfolio e ρij é a correlação entre os retornos dos ativos i e j.

Vale destacar a volatilidade permite avaliar o quão arriscado um ativo é ao longo do tempo, portanto, a criação de métricas para a sua avaliação é extremamente importante para aqueles que desejam realizar a gestão do risco de uma carteira.

Para facilitar todo o trabalho de verificar essas métricas, é possível criar um Dashboard, que automatiza todo o processo de coleta, tratamento, criação das métricas e a visualização de dado. No Dashboard abaixo, o processo de coleta de dados financeiros foi feito por meio da biblioteca yfinance. O Dashboard é construído no ambiente da biblioteca Shiny e os gráficos construídos por meio do Plotly.

Para obter o código do Dashboard abaixo, faça parte do Clube AM, o repositório de códigos da Análise Macro, contendo exercícios semanais de R e Python.

Veja que no Dashboard é possível inserir o ativo que se deseja, o peso relativo no Portfólio do ativo, a data inicial da amostra, e o tamanho da janela da amostra.

_____________________

Quer saber mais?

Veja nossa trilha de cursos de Finanças Quantitativas

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Qual o efeito de um choque de juros sobre a inadimplência?

Este estudo investiga a dinâmica entre a política monetária e o risco de crédito no Brasil. Utilizando um modelo VAR em R, estimamos que choques na taxa de juros elevam a inadimplência das famílias com uma defasagem significativa, atingindo o pico de impacto cerca de 20 meses após o aperto monetário, a despeito da melhora no mercado de trabalho.

Qual a relação entre benefícios sociais e a taxa de participação do mercado de trabalho?

Este exercício apresenta uma investigação econométrica sobre a persistente estagnação da taxa de participação no mercado de trabalho brasileiro no período pós-pandemia. Utilizando a linguagem R e dados públicos do IBGE e Banco Central, construímos um modelo de regressão linear múltipla com correção de erros robustos (Newey-West). A análise testa a hipótese de que o aumento real das transferências de renda (Bolsa Família/Auxílio Brasil) elevou o salário de reserva, desincentivando o retorno à força de trabalho.

Estamos em pleno emprego no mercado de trabalho?

Este artigo investiga se o mercado de trabalho brasileiro atingiu o nível de pleno emprego, utilizando uma estimativa da NAIRU (Non-Accelerating Inflation Rate of Unemployment) baseada na metodologia de Ball e Mankiw (1997). Através de uma modelagem em Python que unifica dados históricos da PME e PNAD Contínua com as expectativas do Boletim Focus, comparamos a taxa de desocupação corrente com a taxa neutra estrutural. A análise visual e quantitativa sugere o fechamento do hiato de desemprego, sinalizando potenciais pressões inflacionárias. O texto detalha o tratamento de dados, a aplicação do Filtro Hodrick-Prescott e discute as vantagens e limitações da metodologia econométrica adotada.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.