Inteligência Artificial no mercado financeiro

De forma que se possa tomar as melhores decisões de investimento, realiza-se cálculos numéricos complexos de forma que possamos mitigar o risco ou maximizar o retorno. E para caso não queiramos utilizar métodos numéricos? Podemos utilizar nosso conhecimento subjetivo para tomar as decisões. Apesar de complicado para a mente humana, é possível criarmos uma inteligência que segue uma lógica qualitativa e pode auxiliar na criação de uma estratégia de investimento. No post de hoje, mostramos como podemos obter isso através do lógica fuzzy no Python.

 

O objetivo do uso da lógica fuzzy aqui será de traduzir o que os números dizem por meio de palavras, utilizando uma lógica e um aditivo. Iremos utilizar como exemplo o preço e o volume de negociações da ITUB4. A transformação da lógica pode ser obtida como:

  • SE (preço ~ barato) E (volume ~ baixo) ENTÃO (decisão ~ comprar)
  • SE (preço ~ barato) E (volume ~ alto) ENTÃO (decisão ~ comprar)
  • SE (preço ~ ideal) E (volume ~ baixo) ENTÃO (decisão ~ comprar)
  • SE (preço ~ ideal) E (volume ~ ideal) ENTÃO (decisão ~ manter)
  • SE (preço ~ ideal) E (volume ~ alto) ENTÃO (decisão ~ vender)
  • SE (preço ~ caro) E (volume ~ alto) ENTÃO (decisão ~ vender)

Através dessa lógica, podemos construir uma estratégia de investimento em um dado horizonte de tempo. Para isso, utilizaremos algumas biblioteca a nosso favor.

O primeiro passo será obter os dados do preço de fechamento e do volume do ativo. Utilizamos como janela o período entre 2021 e março de 2022. Como queremos construir uma lógica de subjetiva de baixo, ideal e alto, devemos entender através dos dados, calculandos o valores médios, o desvio padrão, os valores mínimos e máximos, bem como os quintis de 25% e 75%.

Definido os valores, montamos a lógica.

Construímos a função de pertinência (que nos auxiliará na construção dos pontos de decisão de compra, venda e manter). Aqui selecionamos o espaço dos dados.

Veja que em alguns pontos utilizamos a criação na "mão" (para as decisões e vol) ao invés dos valores dos quantis da média, isto por conta da quantidade de memória utilizada pelo código. Como forma de exemplificar, utilizamos dados não tão próximos da realidade.

Com o código abaixo, realizamos a fuzzificação da nossa lógica, construídos os pontos das regras da estratégia.

Com as regras em mãos, o que devemos é iterar em cada ponto de tempo a decisão baseada na lógica construída.

Com o código acima, obtemos os pontos de cada decisão criado pela estratégia salvo no objeto dec_fuzzy.

 

Por fim, visualizamos o gráfico com os pontos de cada decisão da estratégia. A infelicidade aqui está que visualmente é possível ver que há somente pontos de compra, o que pode ser irreal, devido ao fato de que utilizamos uma aproximação da distribuição do dados por conta de gargalos computacionais.

Referências

Caetano, M. A. L. (2021). Python e mercado financeiro: Programação para estudantes, investidores e analistas. Brasil: Editora Blucher.

Veja mais sobre nossos cursos aplicado para R e Python!

Nossos cursos oferecem o conhecimento necessário para que você possa adentrar no mundo da Análise de dados e consiga por em prática os seus códigos. Veja todos nossos cursos de Data Science aqui.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

Cálculo do Retorno Econômico de uma Política Pública

Como podemos traduzir os efeitos de uma política pública para valores monetários? Essa é uma tarefa árdua que requer algumas premissas, entretanto, com métodos bem definidos, é possível obter estimativas precisas dos ganhos e os gastos de uma política pública.

Neste exercício, demonstramos tal método usando a política hipotética "Mãe Paranense”, um conjunto de ações que visam reduzir a mortalidade materna e infantil no estado. Usamos a linguagem R como ferramenta para analisar os dados.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.