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No nosso Curso de Introdução à Econometria usando o R, os alunos aprendem a estimar modelos lineares a partir de Mínimos Quadrados Ordinários, tendo uma prática constante com o R. Para ilustrar como aprender econometria é divertido, podemos replicar um exemplo do livro clássico do Wooldridge, de Introdução à Econometria. Escolhemos aqui o exemplo 4.4, que avalia a relação entre quantidade de alunos em um campus e criminalidade nele.
[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type="1_2"][et_pb_image admin_label="Imagem" src="https://analisemacro.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Copy-of-Copy-of-Turmas-de-setembro.png" show_in_lightbox="off" url_new_window="off" use_overlay="off" animation="left" sticky="off" align="left" force_fullwidth="off" always_center_on_mobile="on" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]
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Podemos traçar um paralelo intuitivo entre número de alunos em uma universidade e criminalidade no seu campus, especialmente pensando no contexto americano onde é comum morar no ambiente universitário. Mais jovens juntos provavelmente cometem mais, crimes, afinal. É verdade? Se sim, em que medida? Isso é importante para um gestor de políticas públicas, afinal ele precisa alocar policiais de maneira racional.
Vamos carregar a base de dados "campus", do pacote "wooldridge" e estimar o seguinte modelo, onde é o número de crimes e é o número de matrículas.
(1)
library(wooldridge) data(campus) summary(lm(lcrime ~ lenroll, data = campus))
O leitor que replicar o código acima irá encontrar uma estimativa alinhada com nossa intuição. O parâmetro é positivo, significante e estimado em algo em torno de . O que nos sugere que um aumento de nas matrículas de uma universidade leva a um aumento de no número de crimes nela cometidos.
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