Veja como foi a primeira aula do Curso de Teoria Macroeconômica

[et_pb_section admin_label="section"][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="1_2"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="justified" text_font="Verdana||||" text_font_size="18" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

Hoje, comecei a 1ª turma do Curso de Teoria Macroeconômica da Análise Macro. Esse, na verdade, é um sonho antigo: produzir um curso de Macro 01 que integre teoria com seções de laboratório usando o R. Antes de ofertá-lo, não só pensei muito se isso fazia sentido, como conversei com diversos colegas economistas e professores de economia. A maioria achou que isso era meio que loucura, uma vez que os alunos não teriam os pré-requisitos necessários para por em prática os conceitos adquiridos ao longo do curso.

Após pesar prós e contras, eu não só prossegui com a ideia como decidi ofertar o curso de forma on line, levando uma macroeconomia de alto nível para todo o país. E, de modo a mitigar a falta de pré-requisitos, eu fiz um Nivelamento em R no curso, composto pelo nosso Curso de Introdução ao R. Assim, nada do que é necessário no curso necessita de conhecimento prévio.

Como é um curso novo, que talvez as pessoas achem que é igual aquele da faculdade, eu estou disponibilizando a Aula 01 ao lado. Os slides, por suposto, podem ser baixados aqui e o laboratório aqui. As inscrições para a 2ª turma, a propósito, estão abertas no link abaixo.

[/et_pb_text][et_pb_button admin_label="Botão" button_url="https://analisemacro.com.br/cursos-de-r/teoria-macroeconomica/" url_new_window="off" button_text="Conhecer o Curso" button_alignment="center" background_layout="light" custom_button="off" button_letter_spacing="0" button_use_icon="default" button_icon_placement="right" button_on_hover="on" button_letter_spacing_hover="0"] [/et_pb_button][/et_pb_column][et_pb_column type="1_2"][et_pb_video admin_label="Vídeo" src="https://www.youtube.com/watch?v=4QRJbAvtGFk"] [/et_pb_video][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar o Google AI Studio e o Gemini?

Na corrida da IA, novas ferramentas e modelos são lançados quase que diariamente. Neste artigo mostramos como o Google tem competido neste mercado através do AI Studio e do Gemini e damos um exemplo de integração em Python.

Analisando a ancoragem das expectativas de inflação no Python

Se expectativas de inflação ancoradas com a meta são importantes para a economia, analisar o grau de ancoragem é imperativo para economistas e analistas de mercado. Neste exercício mostramos uma forma de aplicar esta análise com uma metodologia desenvolvida pelo FMI. Desde a coleta dos dados, passando pelo modelo e pela visualização de dados, mostramos como analisar a política monetária usando o Python.

Como analisar a DRE de empresas de capital aberto usando o Python

Quando analisamos a demonstração de resultados de uma empresa listada na bolsa de valores, frequentemente recorremos a ferramentas convencionais, que embora sejam úteis, muitas vezes carecem de automação. É aqui que entra o Python. Neste post, exploramos o poder do Python para automatizar o processo de coleta, tratamento e análise dos dados da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da Eletrobras, utilizando dados fornecidos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.