Comentário de Conjuntura: jogo virando no CAGED

[et_pb_section admin_label="section"][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="justified" text_font="Verdana||||" text_font_size="18" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

A semana, curta pelo feriado de sexta-feira, é marcada pela divulgação do IGP-M na quarta e pela PNAD Contínua na quinta-feira. Na última sexta-feira, a propósito, o Ministério do Trabalho divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) referentes a fevereiro. Houve um saldo positivo de 61,2 mil vagas criadas, o que em termos dessazonalizados equivale a algo próximo a 18,5 mil vagas. O gráfico abaixo ilustra o comportamento dessa última métrica.

Outro destaque dos dados do CAGED fica por conta do comportamento da média móvel anual. Pela primeira vez, após exatos três anos, essa métrica registrou número positivo em fevereiro. Isso mostra que, enfim, a retomada da economia parece impulsionar a contratação formal com mais ímpeto.

Membros do Clube do Código, a propósito, têm acesso aos códigos que geraram apresentação sobre o CAGED, disponível aqui. Já a PNAD Contínua, referente ao trimestre móvel terminado em fevereiro e aguardada para a próxima quinta-feira, que também conta com script automático do Clube, deve refletir a sazonalidade dos três primeiros meses do ano.

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label="Imagem" src="https://analisemacro.com.br/wp-content/uploads/2017/11/cursosaplicados.png" show_in_lightbox="off" url="https://analisemacro.com.br/cursos-de-r/" url_new_window="off" use_overlay="off" animation="off" sticky="off" align="left" force_fullwidth="off" always_center_on_mobile="on" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid" /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise de Séries Temporais com a Linguagem R: dados ISP-RJ

Neste tutorial, vamos conduzir uma análise diagnóstica completa. Começaremos visualizando a série e sua tendência, depois a decomporemos em seus componentes fundamentais. Em seguida, investigaremos a distribuição estatística dos dados e, por fim, aplicaremos técnicas mais avançadas, como a análise de autocorrelação e testes de estacionariedade, que são pré-requisitos cruciais para a construção de modelos de previsão robustos como o ARIMA.

Análise de dados com a Linguagem R: Segurança no Rio de Janeiro

Neste post, criamos um tutorial prático que guia você através do ciclo completo de análise de dados, desde a coleta e tratamento até a visualização e comunicação de resultados. Utilizando a linguagem R, o ecossistema tidyverse e a ferramenta de publicação Quarto, analisamos a base de dados de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.